ANFACER E A SUSTENTABILIDADE

Anfacer – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmicas para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres – lançou na 17ª. Expo Revestir, realizada de 12 a 15 de março, a Iniciativa Anfacer + Sustentável. Trata-se de um amplo programa que tem como objetivo orientar a gestão dos aspectos socioambientais e colocar o desenvolvimento sustentável na estratégia de negócio das empresas do setor.

De acordo com Antonio Carlos Kieling, Superintendente Anfacer, o programa vem sendo desenvolvido desde 2016 e, além de contribuir para a melhoria da gestão das empresas, atende a demanda crescente do mercado greenbuilding, bem como contribui para uma maior participação da cerâmica brasileira no mercado internacional. “A Iniciativa Anfacer + Sustentável vai oferecer mais valor para a indústria da construção no país”, afirma.

Do berço ao portão

Iniciativa + Sustentável lançará ainda duas ferramentas importantes para acelerar o programa. A primeira é a Avaliação de Ciclo de Vida Setorial (ACV) e a segunda, oInventário de Emissões Gases de Efeito Estufa do Setor. A ACV mostra a pegada ambiental do processo de produção do revestimento cerâmico no Brasil. A técnica analisa o produto desde a obtenção da matéria-prima até o descarte, passando pela fabricação e pelo consumo. O estudo da Anfacer se abrangeu da extração da matéria-prima à saída da fábrica (do berço ao portão), passando, portanto, pelo processo de fabricação. “Com isso, será possível aperfeiçoar a gestão e tomar medidas para diminuir o impacto ambiental da fabricação do produto”, afirma a engenheira Amanda Neme, consultora técnica da Iniciativa Anfacer + Sustentável.

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), por sua vez, é uma ferramenta de gestão que permite a contabilização das emissões do setor brasileiro de revestimento cerâmico. Com base nele, é possível que os fabricantes estabeleçam planos de gestão para a redução das suas emissões . “Nas últimas décadas o setor alterou sua matriz energética para o gás natural, que é mais eficiente e limpo. Além de permitir uma evolução tecnológica e o aumento da produtividade”, diz Amanda Neme. “Optar pelo gás natural contribuiu para evitar a emissão de 4,6 milhões de toneladas CO2 na atmosfera. É como salvar do desmatamento uma área de florestas equivalente a 8.861 campos de futebol”, afirma ela.

O lançamento Iniciativa Anfacer + Sustentável não fica só aí. Pretende, também, estimular a inovação setorial perante as demandas da sustentabilidade. Fomentando assim soluções disruptivas e a competitividade do setor. “É nossa contribuição, como classe setorial de grande importância na economia do Brasil, diante dos desafios globais da sustentabilidade”, firma Mauricio Borges, Diretor Executivo Anfacer.

Saiba mais sobre a Iniciativa + Sustentável em www.iniciativaanfacer.com.br

Sobre a Anfacer

Fundada em 1984, a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres representa institucionalmente a indústria brasileira de cerâmica com objetivo de promover seu desenvolvimento, competitividade e ampliação de mercado para seus produtos.