CABO ALUBAR COM ALMA DE FIBRA DE CARBONO

ALUBAR – A Alubar apresenta ao mercado o primeiro condutor elétrico de alumínio com alma de fibra de carbono reforçada (ACFR), feito pela empresa. O produto é uma novidade no setor elétrico brasileiro e foi desenvolvido pela Alubar ao longo de 2018, em parceria com a empresa japonesa Tokyo Rope, fornecedora da tecnologia de fibra de carbono.

Para anunciar a novidade para empresas do setor, a equipe comercial da Alubar tem realizado palestras em eventos especializados e visitado clientes por todo o Brasil. Em maio, o cabo ACFR será apresentado no XVIII Encontro Regional Ibero-americano do Cigré (ERIAC). O evento acontece até o dia 24 de maio, em Foz do Iguaçu (PR), e reune lideranças do Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica de vários países latino-americanos.

Benefícios

O cabo ACFR possui alto valor agregado porque é consideravelmente mais leve e resistente em comparação aos condutores com núcleo de aço, largamente utilizados até então. Ao optar pelo ACFR, os grandes projetos de transmissão e distribuição de energia reduzem o custo com a construção de estruturas de suporte, como torres e postes, o que impacta positivamente no custo global de uma obra. Além disso, o cabo de alumínio com núcleo de fibra de carbono possui maior autoamortecimento (menos vibração e fadiga do cabo) e melhor aerodinâmica.

A instalação piloto do primeiro condutor ACFR está prevista para ocorrer em julho, nas dependências da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em Belo Horizonte. “O cabo produzido pela Alubar pode ser utilizado tanto na distribuição como na transmissão. O piloto que será instalado na CEMIG, em Minas Gerais, já possui os fios de alumínio em formato trapezoidal. É um condutor de alta capacidade de corrente e baixa flecha para linhas de transmissão. Como fabricantes, vamos até o cliente dar treinamento, acompanhar a instalação do cabo e fazer a checagem final”, explica Sidnei Ueda, engenheiro especialista da Alubar.

Um passo à frente

Antecipando um cenário onde, nos próximos dois anos, será necessário trocar cabos envelhecidos e sobrecarregados de diversas linhas de transmissão brasileiras, a Alubar também desenvolveu e promoveu melhorias em seu parque fabril para a produção de cabos de alumínio com fios de perfil trapezoidal. Este produto permite o aumento da capacidade de linhas de transmissão já existentes apenas com a substituição dos cabos com fios arredondados, o que afasta a necessidade de construir e licenciar novos projetos de linhas/estruturas. “Diferente dos cabos de fios redondos, o condutor com fios de perfil trapezoidal é bem mais compacto e apresenta um ganho de área de alumínio com o mesmo diâmetro externo. Aumentamos a massa de alumínio, e, por consequência, conseguimos maior capacidade de conduzir energia”, explica o Gerente de Engenharia de Produto da Alubar, Anderson Pratta. É possível, ainda, combinar as tecnologias de fios trapezoidais com o núcleo de fibra de carbono, resultando em um cabo mais leve e com maior capacidade de transmissão, com o mesmo diâmetro.

 

Inovação e melhoria contínua são valores construídos pela Alubar ao longo de seus 20 anos. Ao oferecer soluções completas em condutores elétricos, com produção de fios e cabos de alumínio e de cobre que atendem todos os projetos e empreendimentos de energia elétrica, a empresa reitera sua posição como líder de mercado na América Latina.