CONSTRUÇÃO CIVIL RESPIRA

CIMENTO – Apesar de tímida, o setor da construção civil já demonstra os primeiros sinais de retomada de confiança em seu potencial de negócios. As vendas de cimento, por exemplo, um dos principais insumos deste mercado, voltaram a crescer no Brasil. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), somente em abril deste ano, 4,4 milhões de toneladas do produto foram comercializadas no País, um aumento de 0,2% em relação ao mesmo mês de 2018. No acumulado de janeiro a abril a alta é ainda maior, totalizando 17 milhões de toneladas, um acréscimo de 0,9% sobre o mesmo período do ano anterior.

No entanto, segundo o presidente da entidade, Paulo Camilo, mesmo apresentando um início positivo em 2019, o momento segue sendo de cautela no setor, já que os indicadores econômicos ainda não apontam para uma trajetória completamente definida. De qualquer maneira, para ele, há sim indícios de uma recuperação, que pode se confirmar, de fato, com a conjunção de alguns fatores.

“A aprovação da Reforma da Previdência, junto com outras medidas para o mercado, suficientes para estabilizar a razão dívida/PIB, são fatores que podem deixar o ambiente ainda mais promissor. De qualquer forma, no nosso cenário de referência, mantemos a projeção de crescimento de 3% para 2019, contando também com um segundo semestre mais forte, tradicional no segmento”, afirma o executivo, que também preside a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), uma das apoiadoras oficiais do Concrete Show, único evento da América Latina dedicado às cadeias construtivas do cimento e do concreto, o que ocorre de 14 a 16 de agosto, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Outro dado que atesta um começo mais otimista de 2019 no segmento vem do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP). De acordo com levantamento do órgão, o número de postos de trabalho na construção civil brasileira subiu 1,02% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2018. Ao final de março, o setor empregava mais de 2.295 milhões de trabalhadores. “De fato, está havendo um aumento do emprego na construção civil nacional, embora em um ritmo menor do que o esperado”, ressalta o presidente do Sinduscon-SP, Odair Senra.

Para ele, entretanto, o setor deve voltar a atingir patamares satisfatórios de expansão em 2020, quando o mercado tiver os novos rumos estabelecidos. “A nova gestão presidencial do País pode contribuir para isso, se conseguir uma articulação no Congresso para a validação da Reforma da Previdência, agendada para setembro. Mas não é só isso, há outros fatores importantes, como as concessões e privatizações que irão estimular obras de infraestrutura; a reformulação do Programa Minha Casa, Minha Vida, que o governo promete lançar em julho; e a agilização dos licenciamentos nos três níveis: federal, estadual e municipal”, completa Senra.

Ponto de Encontro – Reconhecido ponto de encontro da construção civil, o Concrete Show reúne autoridades, especialistas e os principais players do setor, nacionais e internacionais, para o debate a respeito do futuro deste mercado no País, para o fomento de novos negócios e o desenvolvimento de novas tecnologias. Ao longo de três dias de realização, mais de 350 marcas expositoras e de 18.500 profissionais marcam presença na 12ª edição do evento.

“As cadeias construtivas do cimento e do concreto são os pilares da construção civil no País, tendo esses insumos como base em aproximadamente 70% das obras nacionais. É inegável sua relevância para este mercado e o potencial de negócios que possui para o setor. Por isso, um evento que permite a interação entre elas, reunindo empresas do Brasil e do exterior, é uma ferramenta indispensável para o crescimento deste segmento e uma oportunidade única para que as companhias em geral ganhem projeção”, finaliza Márcia Gonçalves, gerente do portfólio de infraestrutura da Informa Markets Brasil, organizadora do Concrete Show.

12º Concrete Show

Data: De 14 a 16 de agosto de 2019

Horário: Dia 14 – Das 13 às 20 horas

Dias 15 e 16 – Das 10 às 20 horas

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Vila Água Funda – São Paulo-SP