CONSTRUÇÃO SAUDÁVEL PROMOVE DEBATE

DEBATE – O Movimento Construção Saudável promove o debate “Propósito e Causa – Por que as empresas devem adotar em sua governança as causas sociais?”. O evento acontece amanhã, 14 de abril, às 9h30, no InovaBraHabitat e será transmitido ao vivo pela internet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui .

Com mediação do professor doutor Júlio Cesar Barbosa (FOTO), diretor executivo do Movimento Construção Saudável, Viviane Mansi, presidente da Fundação Toyota do Brasil, Fabiola Vasconcelos Cecon, presidente do Movimento Construção Saudável, e Jorge Cardoso, vice-presidente do Movimento Construção Saudável, conversam sobre a importância de adotar causas sociais, os problemas de saúde causados pelos alergênicos e a importância do ensino sobre impermeabilização para os profissionais de arquitetura e engenharia.

O painel sobre Saúde e Educação será mediado por Danilo Pastorelli, mestre em economia e sócio-proprietário da Invictus desenvolvimento humano. Ele conduzirá a discussão sobre os pilares que sustentam a causa impermeabilização é saúde, a relação entre educação e saúde e o comportamento humano como foco de mudanças efetivas para a conscientização da sociedade, com a participação de Fábio Soares, engenheiro Civil, doutorando e pesquisador CNPq.

Em consonância com o ODS 3 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), Boa Saúde e Bem-estar, da ONU (Organização das Nações Unidas), o Movimento Construção Saudável assumiu um grande compromisso com a sociedade brasileira: de propiciar qualidade de vida pela adoção de conceitos fundamentais ao conhecimento e à prática da impermeabilização como fator de melhoria da saúde. “O objetivo do Movimento é sensibilizar diretores, gerentes de marketing e sustentabilidade sobre a importância da nossa causa. No evento, falaremos sobre como a união entre educação e tecnologia podem trazer benefícios à saúde humana. Como o comportamento humano é um desencadeador de novos valores sociais e a tecnologia para a disseminação em larga escala de conceitos e práticas para a construção saudável”, conta Fabiola.

Viviane acredita que as causa sociais devem fazer parte do propósito de uma empresa. “No Brasil, temos uma alta demanda social, são muitas questões que precisam ser melhoradas e que necessitam de um olhar das empresas. Não consigo imaginar uma empresa que sobreviva sem considerar seu impacto na sociedade. É nosso dever contribuir para resolver grandes questões sociais, mais do que vender produtos, temos que ter uma atuação social. É impossível ignorar o ambiente em que vivemos e as questões sociais do país. Tudo está conectado e é nosso dever nos perguntarmos como podemos fazer parte da solução”.

Conheça os palestrantes:

  • Fabiola Vasconcellos Cecon – Fabiola é presidente do Movimento da Construção Saudável e diretora da Mactra indústria de impermeabilizantes. Formada em Arquitetura pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) Campinas, Fabíola tem extensa experiência no segmento. Há mais de 20 anos na Mactra, foi dela a ideia de criar um movimento em prol da conscientização sobre a importância da saúde das construções e daqueles que vivem nelas.
  • Viviane Mansi – Viviane é presidente da Fundação Toyota do Brasil, diretora de Comunicação, Relações Públicas e Sustentabilidade da América Latina da Toyota do Brasil e conselheira na revista HSM Management. Formada em Relações Públicas e mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, possui especialização em Gestão de Pessoas e Liderança Organizacional pela Fundação Dom Cabral.
  • Jorge Luiz Cardoso – Jorge Luiz Cardoso é vice-presidente do Movimento Construção Saudável e diretor da Sika. Formado em Engenharia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, está há mais de 30 anos na multinacional Suíça.
  • Júlio Cesar Barbosa – Julio é o diretor executivo do Movimento Construção Saudável. Profissional do ano em Relações Públicas em 2019, é doutor em Ciências da Comunicação pela ECA, USP (Universidade de São Paulo). Professor há 26 anos, com passagens pelas faculdades Cásper Líbero, Centro Universitário Belas Artes, FGV (Fundação Getúlio Vargas como convidado) e Universidade São Judas, já conquistou mais de 100 prêmios acadêmicos como orientador de projetos. Em 2019, ficou em primeiro lugar no APP Brasil campanhas universitárias da Associação Paulista de Publicidade.
  • Fabio Soares – Fabio é engenheiro civil, mestre, doutorando, pesquisador CNPq e integrante no grupo de pesquisa Observatório das Metrópoles São Paulo. Atua nas áreas de Pesquisa acadêmica sobre Habitações Precárias e Inadequadas, Construções Sustentáveis, Cidades Inteligentes, Mercado Imobiliário e Novas Arenas Multiuso (estádios e arenas). É coordenador e docente dos cursos de Engenharia, Tecnologia e Química no Centro Universitário das Américas – FAM.
  • Danilo Pastorelli – Danilo é mestre em economia e sócio-proprietário da Invictus desenvolvimento humano.

Sobre o Movimento Construção Saudável

http://construcaosaudavel.org

O Movimento Construção Saudável reúne as principais empresas do mercado de impermeabilização – Mactra, Sika, Vedacit e Viapol – com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde das habitações e das pessoas.

Criada em 2019, a iniciativa discute os benefícios de impermeabilizar de forma correta e as consequências que o processo traz para a saúde das pessoas. O Movimento promove ações em eventos, revendas, home centers e demais pontos de venda.

Conscientes do impacto na vida da população e de que grande parte espera o problema aparecer ao invés de prevenir, as empresas criaram o Movimento para conscientizar os profissionais, ampliar a percepção da sociedade sobre a importância do tema e, consequentemente, fortalecer o setor para transformar essa realidade.