DURATEX NA 33ª CASA COR

DURATEX – Até o dia 04 de agosto, o público paulista confere as principais tendências do universo da arquitetura, decoração, design de interiores e paisagismo na 33ª edição da CASACOR São Paulo, no Jockey Club de São Paulo. Sob o tema “Planeta Casa”, que apresenta o lar como um universo particular do indivíduo, onde ele pode expressar, de forma natural e genuína, sua afetividade e sua conexão com o outro, resgatando o seu propósito como ser humano e o elo que o conecta com o mundo, a Duratex marca presença na mostra, pelo quinto ano consecutivo, em vinte ambientes, apresentando as novidades do seu portfólio de pisos laminados, vinílicos, rodapés e painéis de madeira.

Motivada pelo exercício de olhar o mundo sem amarras e limitações, a Duratex buscou uma nova forma de se expressar para criar produtos modernos e inovadores que misturam sensações, texturas, cores e possibilitam que as pessoas desenhem seu próprio estilo. “E é essa coleção, que inspira o consumidor a ousar e transformar o seu projeto em uma demonstração da sua forma de ver o mundo, que trouxemos para celebrar os cinco anos de parceria com a CASACOR”, revela Renata Braga, gerente de Marketing e Produtos Duratex.

Esse ano, a convite da Duratex, o arquiteto baiano Nildo José, considerado uma referência no segmento por ter transformado o escritório NJ+, com apenas cinco anos de existência, em uma das principais marcas da arquitetura brasileira, assina a “Casa Dendê Duratex”. O espaço de 115m² propõem ambientes fluidos e minimalistas, englobando living, cozinha com sala de jantar, pátio e suíte master, fugindo de fórmulas prontas e do estereotipo da Bahia colorida. No entanto, expressa, em todos os detalhes, a ligação especial do arquiteto com sua terra natal de maneira sóbria, rica em arte, bossa e poesia. Procurando transmitir uma essência elegante e ao mesmo tempo rústica, o profissional projetou uma arquitetura limpa, abundante em traços retos, com curvas pontuais que fazem analogia ao recôncavo baiano. Essas curvas são exploradas já no pórtico da entrada, desenhado em formato de côncavo e revestido pelos painéis Duratex. Nildo, que sempre usou marcenaria em nuances claras na criação de seus projetos, inovou ao apostar, pela primeira vez, nas cores escuras do padrão Trancoso, que lembra o Jacarandá-da-Bahia, árvore de tronco obscuro e resistente.

A pluralidade, versatilidade, beleza, cores e texturas dos painéis Duratex estão presentes em vários ambientes nessa edição da CASACOR São Paulo. Assinado pelo arquiteto Lisandro Piloni, que fez sucesso na edição de 2018 com o banheiro “no gender”, o “Lobby e Bilheteria”, porta de entrada para os mais de 70 ambientes da mostra, mistura o clássico com o moderno, com uma ousadia que virou a marca registrada do arquiteto. Um vão com 12m de largura e um pé direito de 5m moldam a entrada do ambiente. Para a marcenaria, Piloni apostou no painel que explora o requinte e a nobreza do mármore e especificou o padrão Portoro, lançamento da linha Essencial. Com tonalidade preta e veio prateados marcados, o padrão traz requinte e refinamento para o espaço. Na produção dos balcões de atendimento, ele usou o padrão Eclipse, da linha Conceito, que revela em seus modelos a mistura de elementos como o couro, aço, tecidos e pedras.

Na “Suíte das Crianças”, as sócias Olivia Messa e Luciana Penna, do escritório Messa Penna, o estilo neutro revela o aspecto sem gênero do espaço que pode ser aproveitado não só pela criança, mas por todos que fazem parte do seu convívio. O projeto foi criado com as premissas de inspirar a imaginação, a arte, a leitura e, de quebra, o trabalho manual com reuso de materiais. Para revestir parte do teto do ambiente, as profissionais usaram o painel Riviera, da linha Cross. Na parede e batentes, Olivia e Luciana exploraram a coloração avermelhada do MDF Fire e aplicaram o painel com recortes vazados. O MDF Fire é primeiro painel do mercado brasileiro que retarda e evita a propagação de chamas. Indicado para áreas de grande circulação como teatros, shoppings e hotéis, pode ser aplicado em mobiliários, revestimentos (teto e parede) e pisos.

Com texturas sincronizadas, que revelam a beleza, sofisticação e elegância natural da madeira, os padrões da linha Design foram escolhidos por vários arquitetos. Naomi Abe, que assina o projeto do “Living do Colecionador de Arte” especificou o padrão Nogueira Caiena para revestir parte das paredes do ambiente. Leo Shehtman optou pelo padrão Metrópole. Versátil, o modelo traz o contraste da madeira negra e agrega estilo ao ambiente, em harmonia com o padrão Inhotim, da linha Essencial Wood. Os painéis revestem o teto da casa de 122m² assinada pelo arquiteto. Já a equipe da WM Arquitetura escolheu o tom acinzentado do padrão Arpoador para produzir a marcenaria e revestir as colunas e paredes do “Living Gourmet”. Com 95m², o espaço foi pensado para receber os amigos e traz uma decoração moderna, atemporal e cheia de estilo.

Estreante na CASACOR São Paulo, o arquiteto Eduardo Correia assina o “Bar do Jockey”, ambiente de 42m² com um grande balcão produzido com o painel Preto, da linha Trama, que permite uma visualização panorâmica do Jockey Club de São Paulo. O corredor interno de circulação ganhou uma cobertura com recortes geométricos na tonalidade verde claro acinzentado do padrão Mint, lançamento da linha Essencial. A linha Essencial também está no projeto do Estúdio Aker Arquitetura Unik Arquitetura. O banheiro “Voyeur” tem cabines com fechamento em vidro transparente. Porém, quando a porta é fechada, o vidro torna-se opaco, dando total privacidade ao usuário. As estruturas foram enquadradas com lambris produzidos com painéis do padrão Noce Califórnia.

Da linha Essencial Wood, que resgata os tons clássicos e texturas naturais da madeira, Josemar Azevedo trouxe para o seu estúdio de 28m² a leveza e equilíbrio da madeira clara do padrão Itapuã. Tide Junqueira e Barbara Garcia, da Weiss Arquitetura, apostaram na tonalidade amendoada e toques de dourado nas catedrais do padrão Freijó Puro para criar uma atmosfera única no “Hall dos Lofts”.

A madeira também está presente no projeto da “Loja Melbrushes”, de autoria da arquiteta Sharon Fliter. A profissional especificou os painéis Carvalho Taupo, da linha Essencial Wood e Carbono da linha Trama, para produzir toda a marcenaria do ambiente.

Já Alex Bonilha, responsável pelo projeto “Espaço Ser”, usou um mix de produtos Duratex para criar um ambiente que convida o visitante a refletir sobre “Ser” ou invés de “Ter”. Logo na entrada do espaço, uma treliça feita com painel Preto, da linha Trama, ladeia a lateral esquerda do espaço setorizando um grande hall. A decoração intimista com poucos itens, reflete a contemporaneidade com toda a sua tecnologia bem explícita nas formas e materiais do mobiliário como na parede com efeito suspenso feita no padrão Portoro, da linha Essencial, que traz toda a sofisticação do mármore, porém, com a leveza e custo-benefício do MDF. Os lavabos ganharam revestimentos nas cores dos painéis Verde RealPérola Urbana, também da linha Essencial e Nogueira Thar, da linha Design. O piso recebeu o vinílico Durafloor padrão Bari, da linha City.

Batizado de “Casa Berilo Leroy Merlin”, o projeto do Studio ro+ca para a marca é o primeiro trabalho do escritório na CASACOR São Paulo. Com a proposta de mostrar que é possível criar um espaço cool e sofisticado com materiais comuns de um home center, o loft de 66m² tem acabamentos em piso vinílico nos padrões Boston, da linha Inova, eDakar, da linha Loft. O arquiteto Ricardo Abreu também aproveitou toda a versatilidade do piso Durafloor e revestiu os 80m² do “Loft Fétiche” com o vinílico padrão Nerone, da linha Idea.

Pelo terceiro ano consecutivo, o designer José Marton assina a “Loja CASACOR”. Utilizando a mesma estrutura do espaço da mostra do ano passado, Marton especificou o piso padrão Atacama, também da linha Idea. E a arquiteta Barbara Salles, escolheu o vinílico padrão Taos, da linha Urban, para o piso do banheiro “PCD”. O espaço foi revestido com painel Carvalho Hannover, da linha Design.

Evolução do revestimento vinílico, por apresentar maior resistência e excelente estabilidade dimensional, o piso SPC (Stone Plastic Composite) foi especificado pela arquitetaMarcela Pepe para revestir o estúdio de 29m². Marcela escolheu o padrão Mendonza, da linha Atelier, com acabamento dos rodapés da linha Maxx.

Para agregar ainda mais valor, contemporaneidade e praticidade aos ambientes, bem como atender às necessidades e demandas dos projetos de arquitetura e design de interiores, o Durafloor acaba de renovar o seu portfólio de pisos laminados e apresenta algumas dessas novidades na CASACOR São Paulo.

Na “Boulangerie Dona Deôla”, projeto das arquitetas Patrizia Genovese e Andrea Camasmie, o piso laminado padrão Chamonix, da linha Unique, que segue o estilo espinha de peixe, um dos designs mais utilizados na Europa desde o século XVI, dá o tom do espaço que revive o clima das antigas boulangeries francesas com décor retrô-chic. Com 295m², o ambiente também ganhou marcenaria e balcões produzidos com painéis Duratex padrões Rosa Glamour, da linha Essencial e Titânio, da linha Trama.

No Galpão do Arquiteto”, Maurício Queiroz, trouxe como proposta criar um ambiente de relacionamento para celebrar os 15 anos da Etna. Todo em madeira, o espaço tem wine bar, lounge com sofás, poltronas, lareira, uma grande janela para um bosque e bancada onde podem ser realizados eventos e cursos. Toda a marcenaria do espaço foi produzida com painéis padrão Itapuã, da linha Essencial Wood e Eclipse, da linha Conceito. No piso, Queiroz usou o laminado Durafloor padrão Itapuã, da linha New Way.

Com mais de 20 anos de carreira, o arquiteto Pedro Lázaro assina o “Coral Arte Hotel”. Para revestir o piso do espaço, Pedro usou o laminado Durafloor padrão Bariloche, da linha Link.