EVONIK NA ABRAFATI 2019

EVONIK – A Evonik é uma das principais fornecedoras mundiais de matérias-primas para a indústria de tintas e revestimentos e está presente em mais uma edição da Abrafati, que começa hoje, dia 1º e vai até o dia 3 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo. Considerado o principal evento do setor de tintas, a Abrafati 2019 reunirá o Congresso Internacional de Tintas – do qual a Evonik é patrocinadora – e a Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, que este ano deve receber mais de 10 mil visitantes.

O Congresso contará com dezenas de especialistas conceituados de todo o mundo – entre eles profissionais da Evonik de vários países. Com mais de uma centena de trabalhos técnicos em apresentações orais e sob a forma de pôster, no Congresso e nos Seminários, a programação será marcada por um conjunto de estudos de elevado nível e com foco na inovação e sustentabilidade – abrangendo matérias-primas, formulação, aplicação de tecnologias, incremento de performance e funcionalidades.

Lançamentos e destaques da Evonik na Abrafati 2019

ACEMATT® 3400: novo agente de fosqueamento da família de produtos ACEMATT®, especialmente desenvolvido para vernizes de alta transparência e revestimentos de toque suave com superfícies mais lisas. É uma sílica pirogênica com tratamento superficial e tamanho de partícula média de 7,5 µm. O melhor desempenho de moagem resulta em um acabamento de superfície liso com propriedades ópticas e táteis excepcionais.

Esta sílica altamente eficiente é destinada ao uso em revestimentos transparentes, revestimentos base água e solvente. Os campos de aplicação típicos são revestimentos de madeira, plásticos e revestimentos automotivos. Igualmente, este novo tipo de agente de fosqueamento é usado em formulações de alto teor de sólidos e baixo teor de VOC.

Os agentes de fosqueamento ACEMATT® são desenvolvidas para redução de brilho em uma vasta gama de aplicações na indústria de tintas e revestimentos. As melhores recomendações da categoria especialmente para revestimentos de alta qualidade com excelente transparência são a família de sílica térmica ACEMATT® TS 100, ACEMATT® 3300 e ACEMATT® 3400.

Agentes de Cura para Resinas epóxi: a Evonik é líder mundial no desenvolvimento e comercialização de agentes de cura para resina epóxi e possui produtos especialmente desenvolvidos para aplicações em adesivos de um e dois componentes, pisos industriais, pisos decorativos, materiais compostos, tintas

marítimas, revestimento de proteção industrial e uma linha completa de produtos isentos de solventes e base água.

Anquamine 728: recomendando para formulação de pinturas epóxi base água, principalmente para o mercado de pisos. Com secagem extremamente rápida, o  produto base água possibilita a aplicação de todo sistema de pintura para pisos em um único dia. Além disso, permite formulações de pintura epóxi com baixo teor de solventes orgânicos voláteis (VOC). O  produto já está disponível para o mercado de pinturas em geral com foco em pintura de pisos e paredes. Os revestimentos formulados com Anquamine 728 são muito fáceis de processar: a cura ocorre à temperatura ambiente e a secagem se dá após uma hora, permitindo um rápido processamento adicional.

DYNAPOL®: resina de poliéster saturado para revestimento de plásticos e metais. Além dos revestimentos de bobinas metálicas, essa linha também é usada cada vez mais no revestimento de embalagens flexíveis e metálicas para alimentos (latas), tais como de pescados, cuja exigência por alta performance dos revestimentos internos é essencial. Promove tratamento e revestimento de superfícies propiciando alta proteção do substrato, bem como flexibilidade, resistência a temperaturas extremas e arranhões. Os poliésteres com alto peso molecular da linha DYNAPOL L, são livres de BPA, o que os tornam ótimas alternativas para aplicações onde a performance é essencial, bem como a segurança ao consumidor. Destaca-se a sua característica livre de odor e sabor, o que assegura a manutenção das características originais do produto final.

DYNASYLAN: os principais destaques da área de silanos organofuncionais da Evonik estão relacionados às Linhas DYNASYLAN SIVO e DYNASYLAN HYDROSIL – sistemas base água que podem ser utilizados como primers, aditivos ou resinas em sistemas sol-gel, atuando como promotores de adesão, agentes de acoplamento, inibidores de corrosão e também auxiliam em tratamento de superfície de diversos substratos e cargas.

Baseado em formulações oligoméricas de silanos, proporcionam excelente molhabilidade e cobertura do substrato, além de conferir efeito hidrorrepelente, interação entre substratos inorgânicos e matrizes poliméricas orgânicas. Tudo isso com emissão de VOC’s próximas à zero, por se tratar de produtos com até 3% de solvente em sua composição. Para este evento, destacamos especialmente os grades DYNASYLAN SIVO 140, SIVO 160, Linha HYDROSIL e VPS 4721.

TEGO® Glide 496: para revestimentos de madeira base solvente para armários de cozinha ou móveis, o desafio é que os aditivos que proporcionam boas propriedades táteis (toque) não são repintáveis – e vice-versa. Nestas situações é desejável poder utilizar um aditivo que forneça ambas as propriedades. Evonik Coating Additives desenvolveu um produto para atender a essas demandas: TEGO® Glide 496 satisfaz a necessidade de soluções avançadas: elevada melhoria do deslizamento e do toque; excelente repintura; adequado para formulações base água e solvente; excelente compatibilidade; demonstra melhoria da resistência a riscos em vários sistemas; globalmente registrado e em conformidade com vários regulamentos de contato com alimentos.

Além das lacas de madeira, a indústria de revestimentos tem um interesse crescente por este novo aditivo em plásticos, revestimentos industriais e de transporte, bem como tintas de impressão.

VESTAMIN® IPD e VESTAMIN® PACM: linhas de aminas cicloalifáticas, dedicadas à aplicação em materiais compostos e fabricação de agentes de cura para resina epóxi.

VESTANAT®: linha de isocianatos alifáticos dedicada à formulação de revestimentos poliuretânicos de alto desempenho para indústria de madeiras, repintura automotiva e formulação de dispersões de poliuretanos (PUD).

VESTANAT® EP-MF 203 e 205: novo crosslinker híbrido silano/poliuretano que confere uma aparência visual particularmente sofisticada com excepcional resistência contra riscos aos revestimentos de metal e madeira.

Aspectos ambientais como baixo teor de solvente são cada vez mais importantes nas decisões de compra dos consumidores. Os produtos ajudam a atender as exigências dos clientes nesse sentido, permitindo formulações de revestimentos de alto desempenho, com baixo nível de emissão. Recomendado para repintura automotiva, tintas para madeira e pisos, entre outras superfícies.

VESTASOL® IP: um solvente muito versátil com ampla aplicação em formulações de tintas gráficas e revestimento de secagem em estufa.

VISIOMER®: monômeros acrílicos especiais que além de trabalharem nas características das resinas, tais como TG e polaridade, podem ser um grande aliado para conferir maior adesão às tintas e vernizes. VISIOMER® MEEU e VISIOMER®HEMA- P-70 atuam, respectivamente, como melhorador de adesão da tinta nova sobre a tinta antiga  e como inibidor de corrosão e retardante de chama. Os monômeros da Evonik possibilitam a fabricação de resinas com durabilidade e qualidade superiores, tornando-os produtos finais mais duráveis e resistentes e diminuindo necessidade de reparos.

Confira a participação da Evonik no 16° Congresso Internacional de Tintas:

02/10 – Auditório Processo (6) – 13h00 às 13h40

Suporte de Alto Rendimento para Otimização Eficiente de Pacotes de Aditivos – Nina Hoppe

02/10 – Seminário Abrafati-Radtech de Cura por Radiação – 15h15 às 15h45

Novo Aditivo de Controle de Superfície com Ampla Conformidade de Contato com Alimentos: Benefícios em Tintas de Impressão (Cura UV) e Vernizes de Sobreimpressão – Ingrid Meyer, Jason Ghaderi e Xiangtao Meng.

03/10 – Auditório Aditivo (3) – 13h00 às 13h40

Novo Desaerante Zero-COV para Revestimentos Base Água – Jim Reader

03/10 – Auditório Industrial (5) – 14h30 às 15h10

Impulsionando Alto Desempenho com Sistemas Epóxi de Baixa Emissão para Proteção Anticorrosiva de Longo Prazo –  Claudia Sá e Michael Cook

Sessão Pôster 

– Ajuste fino do controle de superfície de revestimento através do uso de siloxanos modificados – Gerson Murilo Zirondi e K. Michael Peck

– Colorir meu mundo! Novas ferramentas para melhorar a aceitação de colorantes em revestimentos arquitetônicos base água – Christine Louis, K. Michael Peck, C. James Reader e Ingrid K. Meier.

Serviço

Abrafati 2019

Data: 01 a 03 de outubro

Horário: Exposição –11h às 20h / Congresso: 8h30 às 17h30

Local: São Paulo Expo – Av. dos Imigrantes – Km 1,5 – São Paulo

Mais informações: www.abrafati2019.com.br

Estande da Evonik: nº 111, entre as ruas B e C