GARAGEM DURATEX GANHA VIDA

DURATEX – O Garagem Duratex, programa de aceleração de scale-ups com produtos, serviços e tecnologia aplicados ao setor de material de construção e decoração e à cadeia operacional e industrial da Duratex, encerrou sua primeira edição com saldo positivo, apresentando novas parcerias e negócios. A iniciativa reforça o sucesso do conceito de Inovação Aberta, que promove a combinação de ideias internas e externas, como também caminhos para avançar no desenvolvimento de novas tecnologias em produtos e processos.

O programa, promovido em parceria com a Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, ofereceu aos empreendedores participantes a possibilidade de desenvolver uma ferramenta relevante em conjunto com a Duratex, instituto que moveu cada um dos empresários durante sete meses de atividades e mentorias. As sete scale-ups que participaram do programa – Ah!Sim, Decorati, Gabster, Hekima, Monkey, Taqe e Veromobili – foram selecionadas entre 381 que se inscreveram.

Segundo o presidente da Duratex, Antonio Joaquim de Oliveira, a empresa criou uma estrutura forte para cuidar do desenvolvimento dos projetos e iniciativas de inovação nas suas diversas áreas. “Estamos aprendendo muito com as empresas aceleradas no programa e houve grande troca de experiências e de boas práticas. Esperamos que essas scale-ups continuem conosco como parceiros de negócios, queremos esse espírito mais rápido e inovador”, disse o executivo em cerimônia de encerramento do Garagem Duratex realizada no auditório do MASP, que também contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da Duratex, Salo Seibel, além de mentores e executivos das variadas áreas da companhia.

Negócios fechados

Com a Ah! Sim, a Duratex estabeleceu uma parceria no projeto Sistemas de Ambientes, que oferece soluções que visam a oferta completa de serviços para reforma e decoração de ambientes de banheiro e cozinha, desde o orçamento até a entrega, sem dor de cabeça com a contratação de profissionais. A parceria ainda integra serviços de outra scale-ups do programa, a Veromobili.

Segundo Márcio Gionco, da Ah! Sim, os diferenciais do Garagem Duratex foram a seriedade e iniciativa de fazer dar certo, gerando um negócio real a partir das mentorias realizadas. “A alta direção da Duratex estava engajada. Nós trouxemos a ideia e a empresa mudou a maneira interna de trabalhar para acomodar essa oportunidade para desenvolver os projetos conosco”.

Em parceria com a Decorati, marketplace que conecta quem precisa realizar uma reforma residencial, a Duratex desenvolveu a ideia do projeto Sustentabilidade, que vai ofertar combos de produtos Deca que incluem soluções economizadoras de água. Para Rafael Paes, sócio da scale-up, a realização do projeto foi possível graças ao empenho da companhia, que abriu as portas para as conexões. “A disponibilidade da Duratex para fazer negócio nos ajudou na transformação da nossa cultura e também em brand. Quando conectamos os arquitetos da nossa plataforma com a companhia, eles perceberam que temos grandes players”, disse ele.

A Gabster, detentora de ferramentas on-line para profissionais de construção, fechou parceria com a Duratex apresentando quatro projetos que permitirão à companhia a inovar em áreas específicas a partir da expertise da scale-up. Entre eles estão canal de comunicação com modelos de produtos em 3D, que facilita o contato direto com arquitetos e construtoras. A plataforma também mostra quais modelos são mais pesquisados e utilizados.

Outro produto finalizado pela Gabster é a atualização de componentes BIM com controle de distribuição para os produtos Deca, a fim de tornar a concepção de projeto mais fácil para os projetistas. É uma maneira rápida e segura de obter registros de dados para os componentes da marca e usá-los para aplicações de projetos.

Perspectivas

Os projetos que ainda não se tornaram parceria continuarão recebendo acompanhamento para que amadureçam, gerando mais negócios. Segundo o copresidente do conselho de administração da Duratex, Salo Seibel, programas como esse devem ter continuidade e, de certa forma, auxiliar grupos como a Duratex, estruturadas, com excelentes profissionais e recursos financeiros, a ajudar a sociedade impulsionando novos profissionais. “É também responsabilidade de vocês (os novos empreendedores) gerar emprego e inovação nesse país”, enfatizou.

Segundo o presidente Antonio Joaquim de Oliveira, essa primeira edição do Garagem Duratex resultou em projetos capazes de inovar, reunindo as expertises das scale-ups com o reconhecimento de mercado e qualidade dos produtos das marcas Duratex. “Essa sinergia entre as aceleradas promete render muitos outros negócios. Estamos fechando um ciclo para começar outro”, concluiu.

Sobre o Garagem Duratex

O programa, realizado em parceria com a Endeavor, é focado em aceleração e mentoria de scale-ups (empresas com alto potencial de crescimento baseado em modelos de negócios escaláveis) que estão inovando no setor de material de construção e decoração. O Garagem Duratex nasceu com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de cada uma delas, engajando o time envolvido e disseminando iniciativas e resultados para toda a organização e mercado, fomentando a cultura de inovação internamente, posicionando a Duratex como empresa inovadora e desenvolvendo planos para o crescimento das empresas atrelados a oportunidades de projetos em parceria com a companhia.

Das 381 scale-ups inscritas, sete foram escolhidas para os sete meses de programa, iniciado em outubro de 2018. O Garagem Duratex contou com a rede de mentores da Endeavor e de executivos da Duratex para “mentorar” as sete scale-ups selecionadas.