INTERCEMENT E A BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE

Em ação para reforçar sua agenda de sustentabilidade, a InterCement, uma das maiores cimenteiras do Brasil e referência entre as empresas de perfil internacional do setor, anuncia adesão ao Global Cement and Concrete Association (GCCA), a principal associação mundial do setor de cimento e concreto do mundo e responsável por 30% da capacidade de produção do setor. O objetivo é promover ainda mais a sustentabilidade a nível global e estabelecer diretrizes de monitoramento e relatórios para a suas atividades na indústria cimenteira.

A adesão ao GCCA é realizada de forma voluntária e as empresas assumem compromissos públicos com a sustentabilidade e meio ambiente, e contam com os principais indicadores de segurança, emissão de CO2, água, energia, produção, entre outros.

Recentemente, a entidade publicou suas primeiras seis diretrizes de sustentabilidade e a Carta de Sustentabilidade da GCCA. Muitas dessas orientações baseiam-se no trabalho anterior da Cement Sustainability Initiative (CSI), cujas funções foram transferidas para a GCCA, quando a instituição foi criada em 2018. As novas diretrizes – disponíveis no site http://www.gccassociation.org/ – incluem resultados simples, confiáveis e representativos que todos os membros, como é o caso da InterCement, devem monitorar e relatar o desempenho. As companhias também passam a ser auditadas de quatro em quatro anos pela associação e a cada dois anos por auditoria externa.

O representante da companhia no grupo no Working Group do GCCA sobre Melhores Práticas em cimento será Alexandre Citvaras. O executivo atua como diretor de Desenvolvimento Ambiental e Energia na InterCement e conseguirá contribuir diretamente com o propósito do GCCA e melhorias continuas no setor.
“A adesão é uma oportunidade para contribuirmos para o futuro da atividade do setor, com a participação em grupos de trabalho focados em discutir desafios para o aprimoramento contínuo de práticas e processos. Além de termos a missão de compartilhar a expertise da InterCement, garantir que as posições da empresa sejam consideradas nas tomadas de decisão e definições e, claro, trazer para o dia a dia operacional os novos aprendizados”, afirma Citvaras.

Ao todo, são sete grupos de trabalho em que InterCement irá participar:

  • Saúde e Segurança na indústria de cimento e concreto
  • Futuro da construção e o papel do concreto
  • Sustentabilidade do concreto
  • Diretrizes do concreto
  • Inovação em cimento
  • Melhores Práticas em cimento
  • Comunicação e Advocacy

Compromisso com sustentabilidadePioneira no setor com diversos projetos, a InterCement tem investido fortemente nos últimos anos em o coprocessamento. O procedimento busca adaptar a matriz energética para que as operações utilizem a fonte energética com maior disponibilidade e, consequentemente, menor custo.

O resultado está no ganho de produtividade ambiental e diminuição da emissão de carbono das fábricas. Além disso, a companhia destina corretamente o descarte de resíduos e reaproveita na fabricação do cimento para não agredir o meio ambiente.Sobre a InterCement

A InterCement é uma das líderes na produção de cimento no Brasil e uma referência entre as empresas de perfil internacional do setor. Com sede em São Paulo, a companhia passa a contar com 35 fábricas de cimento e moagens distribuídas por seis países na África e América do Sul, incluindo a Loma Negra, a maior cimenteira da Argentina, onde possui controle acionário. Fundada em 1967, a empresa tem como missão “Crescer e desenvolver-se em conjunto com clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e comunidades, direcionados por inovação, sustentabilidade e excelência operacional” e promove desenvolvimento local nas comunidades em que se insere por meio da ampla atividade do Instituto InterCement.