METAS DA ALUBAR PARA ESTE ANO

ALUBAR – Expansão de capacidade produtiva, inauguração de novas unidades, renovação de patrocínios e manutenção de projetos sociais estão entre as iniciativas anunciadas pela Alubar para 2020. O anúncio ocorreu durante o Alubar Press Day, evento que reuniu profissionais de mídia em Belém no último dia 14. A empresa, que oferece soluções em condutores elétricos de alumínio e cobre para atender a diversos empreendimentos de energia elétrica, busca manter o ritmo de crescimento e a liderança de mercado na América Latina, sem abrir mão da responsabilidade social e desenvolvimento dos locais onde a empresa está instalada.

Duas novas unidades começarão a produzir este ano: a Alubar Montenegro, fábrica de cabos elétricos de alumínio no Rio Grande do Sul que entrou em operação em janeiro, e a Alubar Metals, que produzirá vergalhões de alumínio em Bécancour, na província de Quebéc, no Canadá, a partir de março. Juntas, as plantas industriais permitirão à empresa finalizar o ano de 2020 com produção de 120 mil toneladas de condutores elétricos de alumínio da linha Alubar AlTec e 7.200 toneladas de condutores de cobre Alubar CopperTec,  além de 70 mil toneladas de vergalhões de alumínio – estes produzido na unidade canadense.

A expansão da capacidade produtiva acarretará, também, no investimento em novos equipamentos, treinamentos e contratações em todas as plantas. “Nossa grande vocação é desenvolver pessoas e crescer como empresa, sempre de maneira segura. A Alubar tem hoje a liderança no setor de cabos elétricos de alumínio no Brasil, mas existem outras possibilidades. Nossa equipe em Barcarena fez um estudo profundo de novas oportunidades de negócios, até chegar aos investimentos em novas unidades que fizemos no ano passado. Vamos consolidar isso 2020, provando que é possível, sim, desenvolver um grande negócio a partir da Amazônia, com as pessoas que estão aqui”, disse Maurício Gouvea, Diretor Executivo da Alubar.

Responsabilidade Social

Para contribuir para o desenvolvimento do Pará, a matriz da Alubar, em Barcarena, prioriza compra de fornecedores do próprio estado. Atualmente, a empresa conta com uma rede de 766 fornecedores locais. Para ampliar esse número, em 2020 a Alubar continuará sendo uma das empresas mantenedoras da REDES – Inovação e Sustentabilidade Econômica, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) que ajuda a desenvolver e fortalecer fornecedores paraenses para atender indústrias locais.

Os projetos Catavento e Japiim, iniciativas de responsabilidade social da Alubar em Barcarena, serão continuados em 2020. O Projeto Catavento, realizado há 10 anos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Barcarena (SEMED), incentiva a leitura e contribui para transformar vidas por meio da distribuição de obras literárias e capacitação de professores de escolas ribeirinhas. Trinta escolas são atendidas e, a cada ano, 1500 alunos do município são beneficiados.

Já o Projeto Japiim proporciona a profissionalização e geração de renda para mães de Barcarena por meio do ofício de corte e costura. Graças à iniciativa, as mulheres participantes se tornaram protagonistas na administração financeira dos seus lares. Atualmente, 10 mulheres produzem confecções no ateliê localizado na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) e mais 22 na Ilha Arapiranga. Elas costuram camisas e calças, inclusive tendo a Alubar como cliente também, mas podem atender pedidos de outras empresas e demais solicitações.

Patrocínios

Entre as ações de marketing esportivo no Pará, a Alubar confirmou a renovação dos contratos de patrocínio com o Paysandu Sport Club e Troféu Camisa 13 para a temporada 2020. Além disso, a Alubar apoiará pelo quarto ano consecutivo as transmissões dos jogos do Campeonato Paraense de Futebol (Parazão) pelos veículos que integram a Cultura Rede de Comunicação. No Ceará, onde também possui forte atuação no mercado de cabos elétricos de cobre, a empresa renovou o patrocínio do Fortaleza Esporte Clube e Ceará Sporting Club.

Na valorização da cultura e tradições paraenses, a Alubar irá manter pelo segundo ano consecutivo o patrocínio do Projeto Circular, que trabalha pela valorização do Centro Histórico de Belém, e do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em 2020. “Com o marketing esportivo, focamos no nosso consumidor final, para que ele conheça a nossa marca e peça o nosso cabo aos distribuidores. Já os patrocínios culturais são a nossa contribuição para uma sociedade mais evoluída, com pessoas mais preocupadas com o seu dever enquanto cidadãos. Dentre essas ações, destaco o Círio de Nazaré, que é um momento de paixão no estado do Pará. Nós, como empresa paraense, sentimos que precisamos estar junto ao povo nesse momento”, explicou Maurício Gouvea.