PARA EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS

AMANCO – A preocupação com o meio ambiente é um tema importante e que está na pauta de autoridades de todo o mundo. No setor de construção, esse cuidado não poderia ser diferente. As obras que seguem o conceito sustentável são tendência no mercado e, para isso, necessitam cada vez mais de produtos que trazem soluções em todas as fases da obra.

Seguindo essa tendência, a Amanco, marca comercial da Mexichem, líder mundial em tubos e conexões plásticas,desenvolveu o Amanco QuickStream, moderno sistema de captação de água da chuva que pode ser utilizado em telhados e calhas de edifícios residenciais e comerciais. Com isso, o equipamento impede a formação de possíveis poças que causam criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Feito de PVC reforçado para suportar a pressão negativa e evitar o colapso da tubulação, o Amanco QuickStream utiliza ralos sifonados nos bocais, que impedem a entrada de ar e possibilitam a pressurização natural da água. “O QuickStream não precisa de nenhum desnível ou bombeamento, pois a água está sob pressão em seu interior. Assim, é possível destinar a água diretamente ao ponto de armazenamento para o reúso. Essa é uma das grandes vantagens que podemos observar, especialmente em torres comerciais e residenciais”, diz Adriano Andrade, diretor Comercial da Mexichem Brasil.

Entre os diferenciais do produto estão sua composição e fácil aplicação. Leve e rápido de instalar, o equipamento demanda uma quantidade mínima de tubos de queda e ralos de captação de água. Além disso, o sistema é 40% mais barato que uma instalação convencional por não depender de caixas de passagem e outros materiais, o que impacta diretamente no orçamento da obra.

“Com o QuickStream é possível diminuirmos a quantidade de tubos e outros equipamentos em uma obra. Além disso, por ser pressurizado, possui um sistema autolimpante, descartando gastos extra com produtos de limpeza”, acrescenta Andrade.

A tecnologia do QuickStream é reconhecida e utilizada em diversos empreendimentos preocupados com sustentabilidade ao redor do mundo, como no Aeroporto de Bogotá, na Colômbia, a fábrica da BMW na Alemanha, e o estádio de futebol de FrankFurt, também na Alemanha.

Sobre a Mexichem Brasil

A Mexichem Brasil é a subsidiária brasileira da Mexichem, com atuação nos setores de tubos e conexões, geotêxteis nãotecido, telecomunicações e irrigação. Possui as seguintes marcas comerciais: Amanco (tubos e conexões), Bidim (geotêxteis nãotecido), Dura-Line (microdutos para fibra óptica) e Plastubos (tubos e conexões). No Brasil, a Mexichem tem mais de 2 mil colaboradores e sete fábricas: em Anápolis (GO), Joinville (SC – duas unidades), Ribeirão das Neves (MG), São José dos Campos (SP), Suape (PE) e Sumaré (SP). Sua sede administrativa está localizada em São Paulo, capital. 

Sobre a Mexichem

A Mexichem é uma das líderes mundiais em sistemas de tubulações plásticas, uma das produtoras de PVC mais eficientes em custos e uma das líderes dos setores químico e petroquímico do mundo. A companhia contribui para o desenvolvimento global, oferecendo um amplo portfólio de produtos utilizados em setores com crescimento atraente, como os de construção, habitação, transmissão de dados, gestão da água, entre outros. Recentemente, a Mexichem adquiriu a Netafim (soluções de irrigação) e essa operação atenderá todo o mercado agrícola brasileiro com a marca Netafim/Amanco.

Com presença global, a Mexichem emprega mais de 18.000 pessoas em mais de 30 países, onde tem mais de 120 plantas de produção, 2 minas de fluorita no México, 8 academias de formação e 15 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. Com mais de 50 anos de experiência e ações na Bolsa Mexicana de Valores, há mais de 30 anos também pertence ao Índice de Sustentabilidade da BMV e ao Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes FTSE4Good.