PRÊMIO ARCELORMITTAL DE MEIO AMBIENTE

Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, tem o principal objetivo de alertar a população mundial acerca da importância da preservação hídrica. A fim de contribuir com este propósito, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2019 propõe o tema Água – economizar para não faltar. Este ano, crianças e adolescentes estão sendo desafiados a desenvolver projetos que solucionem o problema hídrico na sua escola ou comunidade.

O prêmio está integrado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém 17 objetivos instituídos pela ONU. Reconhecendo-o como o principal plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade, a ArcelorMittal pretende formar um time de cientistas-mirins e jovens para colocá-lo em prática nas escolas, uma vez que a educação e a Ciência são potenciais meios para minimizar os impactos nos recursos hídricos.

“Estamos propondo o desenvolvimento de um trabalho investigativo e de experimentação em que o tema água possa ser refletido no cotidiano do ambiente escolar, de forma que o professor e os alunos percebam o projeto como um instrumento de ensino e não como um trabalho extra. Por exemplo, eles poderão construir uma cisterna para captação e reaproveitamento da água de chuva ou criar uma horta com irrigação sustentável e, assim, aprender ao mesmo tempo em que modifica e melhora a realidade local”, esclarece Andrée Ridder, educadora ambiental responsável pelo conteúdo do material pedagógico do Prêmio.

Importância da água – Muito além do que imaginamos, a água está presente até onde não se pode ver. A água presente no seu corpo, que corresponde a mais de 60% dele, transporta nutrientes, oxigênio e garante todas as funções necessárias à vida. Ela também está nesta folha de papel – cerca de 10 litros foram gastos em sua produção. Na camiseta que você está vestindo estão 2.700 litros e naquele pãozinho do café da manhã, 40 litros foram usados na fabricação.

Dentro de casa

Os filhos dos empregados também poderão viver essa experiência e participar das oficinas criativas do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2019. As atividades serão realizadas no início do segundo semestre deste ano nas unidades da empresa. Fique atento aos nossos veículos de comunicação e vamos, juntos, tornar o mundo mais sustentável.

Balanço – O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente é realizado em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e de Meio Ambiente. O projeto promove a capacitação de professores, faz a distribuição de kits educativos e reconhece os melhores trabalhos desenvolvidos pelas escolas. Filhos de empregados da ArcelorMittal também podem participar. Em 2018, mais de 94 mil pessoas de 32 municípios foram beneficiadas pela iniciativa.

Para saber mais informações acesse o hotsite www.arcelormittalciencias.net.