RUY OHTAKE, O GÊNIO DAS CURVAS, DESENHA CUBA PARA A ROCA

O renomado arquiteto Ruy Ohtake desenhou para a Roca, com exclusividade, uma linha de cubas assinadas. Esta é a primeira linha de produtos da Roca criada por um profissional brasileiro e também a primeira de Ruy Ohtake para uma empresa do segmento. São quatro modelos de cubas, sendo três delas de apoio e uma de sobrepor, em cinco cores, no acabamento tradicional brilhante e matte, um fosco com toque aveludado.

Ruy Ohtake também é reconhecido por trabalhos arrojados na arquitetura. Além de prédios icônicos, como o Hotel Unique, em São Paulo, Ruy desenhou os troféus que a revista Revenda Construção utiliza nos eventos Top Of Mind, Melhor Produto do Ano e Ranking de Conceito e Imagem.

As cubas by Roca, Com linhas orgânicas e um design atemporal, parecem traduzir o senso comum, de que o mais difícil é fazer as coisas da forma mais simples. No desenho da linha Ruy Ohatake by Roca a inspiração está na natureza, nas curvas das ondas, na linha sempre mutável do horizonte e na forma mais pura de design, o ovo. “Gosto muito do elemento curvo, pois é mais difícil do que a reta. O olhar para uma curva é imprevisível, podemos ter várias percepções”, conceitua Ruy, que repete no design de produtos o traço marcante de sua extensa e respeitada obra arquitetônica.

Segundo Ruy, existe também uma complexidade quando se vê uma cuba. “De manhã, você vai ao banheiro, lava as mãos, lava o rosto, escova os dentes. Você começa o dia pensando no que fez ontem ou no que vai fazer hoje. Esses minutos são muito bonitos e importantes. Por isso, a cuba do banheiro tem que ser agradável, bonita e diferente”, reflete.

Outra questão fundamental, segundo ele, tem a ver com a função básica do produto. “A cuba serve para recolher a água. A relação da água com a borda da cuba é bonita e muito importante, e a borda que eu projetei é ondulada”, explica o arquiteto. “Conforme vai enchendo de água, o contorno da borda fica mais evidente, o que sobra de espaço é a ondulação. Esse desenho é igual ao horizonte do mar. Lembra o movimento da água, do mar, dos elementos da natureza…

A linha Ruy Ohtake by Roca foi desenvolvida com exclusiva tecnologia, mais avançada em fabricação de louças, a Fineceramic®, que permite superfícies extremamente finas, de apenas 3 mm. “Aceitei de forma muito prazerosa esse desafio… o desafio não está só nas grandes obras, mas em qualquer projeto que requer sensibilidade, cor, tecnologia”, explica Ruy.

As cubas estão disponíveis em 4 formatos e 5 cinco cores:

– cores: branco brilho, branco matte, preto matte, graphite matte e dark brown matte

– formatos: 375 mm, 410 x 410 mm, 540 x 375 mm, 620 x 446 mm

FINECERAMIC®

A tecnologia Fineceramic, exclusiva da Roca, resulta em produtos extremamente finos, de até 3mm de espessura, e 30 a 40% mais leves. Contribui para o compromisso da Roca com o meio ambiente, ao utilizar menor quantidade de matéria-prima, e reduzir o consumo de energia durante a produção e o transporte.

  • Durabilidade: 30% mais resistente do que os modelos convencionais.
  • Design Slim: Bordas ultrafinas, com até 3 mm de espessura, permitem maior precisão e sofisticação no design, com a criação de formas que anteriormente não eram possíveis de serem produzidas.
  • 100% cerâmica: higiene absoluta, resistente a produtos de limpeza abrasivos e abrasão mecânica. Totalmente reciclável.