SAINT-GOBAIN INVESTE NO SISTEMA BIM

SAINT-GOBAIN – A Saint-Gobain apresentou a sua oferta de serviços BIM (Building Information Modeling) e a biblioteca de objetos da empresa em evento realizado pelo Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil-SP) com os vencedores do 3° Prêmio Excelência BIM promovido pela instituição, em São Paulo.

O BIM é um conjunto de tecnologias e processos integrados, que permite a criação e a atualização de modelos digitais de uma construção, de forma colaborativa e acessível aos participantes do empreendimento, durante todo o ciclo da obra.

Ganhadora da categoria Fornecedor da premiação do Sinduscon-SP, a Saint-Gobain realizou todo o processo de implementação da tecnologia BIM a partir das metodologias de Design Thinking e User Experience. Atualmente, a plataforma tem 410 objetos cadastrados, entre produtos e soluções adequadas a todas as regulamentações e normas do mercado nacional. Em 2015, ano de lançamento da iniciativa, eram 131 objetos disponíveis na biblioteca.

A metodologia de digitalização e padronização do BIM já é amplamente utilizada em países como Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Dinamarca, Coreia do Sul, Singapura, e começa a se tornar realidade no Brasil. “Iniciamos um processo para que pudéssemos assumir a liderança do mercado, não apenas para promover os nossos produtos e sistemas, mas sim para compartilhar conhecimento com toda a rede de arquitetos e construtoras e outros profissionais do segmento”, afirma Douglas Meirelles, gerente técnico da Saint-Gobain e representante da empresa no evento.

Serviços e biblioteca BIM Saint-Gobain

A oferta de serviços BIM e a biblioteca de objetos da Saint-Gobain disponibiliza aos arquitetos, construtoras e outros profissionais uma grande variedade de informações. Com a plataforma de seleção online é possível escolher as tipologias de produtos que serão aplicadas aos projetos de forma simples e didática, além de experimentar a performance e qualidade dos materiais em cada etapa da obra.

A oferta de serviços BIM da Saint-Gobain foi desenvolvida a partir de uma pesquisa de User Experience e utilizando a metodologia Design Thinking com a colaboração de arquitetos, projetistas e outros profissionais da construção. Cada objeto BIM apresenta todo o detalhamento técnico e caraterísticas de desempenho dos materiais e sistemas em termos de conforto térmico, acústico, resistência ao fogo ou ainda qualidade do ar interior.

A biblioteca BIM da Saint-Gobain conta com grande volume de acessos e downloads de arquivos e tem colaborado para aprimorar a comunicação e transparência do Grupo e das suas marcas com os clientes (construtoras, arquitetos, projetistas, engenheiros, designers de interiores, entre outros), estimulando a produtividade e reduzindo as falhas e erros de especificação dos produtos e soluções construtivas.

A plataforma BIM da Saint-Gobain está disponível no portal web

do Grupo e também nos sites das  marcas Placo, Weber, fabricantes dos produtos quartzolit, e Brasilit.

SOBRE A SAINT-GOBAIN

A Saint-Gobain projeta, fabrica e distribui materiais e soluções pensadas para o bem-estar de cada um de nós e o futuro de todos. Podem ser encontrados em todos os lugares em que vivemos e no nosso dia a dia: em edifícios, transportes, infraestruturas e em muitas aplicações industriais. Eles proporcionam conforto, performance e segurança, ao mesmo tempo em que respondem aos desafios da construção sustentável, eficiência do uso de recursos e mudança climática.

€41.8 bilhões de vendas em 2018
Opera em 67 países
Mais de 180.000 funcionários