VAI PINTAR SUA CASA? VEJA AS DICAS DA EUCATEX

EUCATEX – Após alguns meses de quarentena, não é difícil concluir que, ao passar mais tempo em casa, os moradores despertaram para diversas questões em seus lares que antes passavam desapercebidas, uma delas pode ser a pintura das paredes. Por isso, para quem pensou em contratar um pintor profissional para realizar este serviço ou para quem deseja se arriscar a fazer alguns reparos, a Tintas Eucatex traz dicas para evitar os erros mais comuns na pintura imobiliária. Confira!

Ferramentas

Para que um trabalho seja bem executado é necessário ter em mãos todas as ferramentas adequadas à realização do projeto. No caso da pintura de paredes, será necessário utilizar: lixa para regularização da superfície, pano para retirar o pó após o lixamento, bandeja de pintura, rolo, pincel, espátula para misturar a tinta, fita crepe para isolar cantos e batentes de portas e janelas, além da tinta. Com todas as ferramentas básicas à disposição, o pintor conseguirá organizar o seu cronograma de pintura e evitar interrupções ou retrabalho devido à ausência de materiais apropriados.

 

Regularização de paredes

Antes de iniciar a pintura, primeiro é necessário analisar a superfície que será pintada e verificar se está em condições adequadas para receber a tinta. Se tudo estiver em ordem, basta seguir os passos de lixamento, limpeza do pó com o auxílio de um pano úmido (preferencialmente de microfibra pois não solta coloração ou fiapos) e pintura.

No caso de manchas e mofo causados pela umidade, é importante observar a parede externa e realizar sua impermeabilização. O gerente de marketing das Tintas Eucatex, Argemiro Sanches, explica que atualmente é muito frequente ver a utilização de gesso no lugar do reboco comum e isso pode ocasionar patologias causadas pela umidade. “Em muitos casos de manchas amareladas, apenas o lixamento e aplicação de tintas e massas não serão suficientes para resolver o problema, pois esse amarelamento migra. A forma correta de solucionar é aplicar um fundo base solvente branco fosco ou ainda um esmalte sintético branco fosco, que irá bloquear a migração das manchas, explica Sanches.

Manchas amarelas também podem ocorrer nas placas de gesso em decorrência dos desmoldantes utilizados para “soltar” as placas da forma. Se isso ocorrer, a indicação também é pelo uso do fundo preparador base solvente ou esmalte sintético antes da aplicação de massa corrida e do início da pintura, sempre respeitando o tempo de secagem de cada produto. Essa também é a indicação para regularização de superfícies calcinadas (presença de pó) por conta da ação de intempéries ou pela utilização de tintas de baixa qualidade.

O lixamento também é uma etapa muito importante na pintura e jamais deve ser ignorado, pois ele irá auxiliar na abertura dos poros na superfície da parede, proporcionando melhor ancoragem da nova tinta, trazendo mais resistência à pintura e evitando possíveis descascamentos da superfície.

Manuseio e cuidados com a tinta

Ao escolher uma tinta, o consumidor leva em consideração diversos aspectos relacionados as suas necessidades como o tipo de superfície em que será aplicada, se será para uso interno ou externo, o rendimento e durabilidade do produto etc. Para que a tinta atenda a todos os atributos destacados na embalagem, bem como às expectativas quanto ao resultado final, é muito importante que seu manuseio seja feito da maneira correta.

O primeiro passo ao abrir a lata de tinta é promover a homogeneização do produto, misturar bem para incorporar todas as partículas que possam ter assentado durante a armazenagem. Depois de homogeneizar deve-se separar uma parte para fazer a diluição seguindo as recomendações da embalagem, que pode variar de acordo com cada produto. Misture bem novamente e a partir dai a tinta está pronta para ser utilizada. Caso não sejam seguidas todas estas etapas, a pintura pode acabar com manchas, falta de cobertura ou ainda provocar uma perda na resistência.

Em caso de sobra de tinta, ela pode ser guardada, porém, sempre haverá uma perda nas suas características originais devido ao contato com bactérias através do ar. Se optar por guardar, armazene apenas a tinta que não foi diluída em sua própria lata e utilize uma garrafa limpa para guardar a tinta diluída. Lembre-se de fechar bem o recipiente, em qualquer uma das situações.

Acabamento

Mais do que apenas uma questão estética, os tipos de acabamento podem facilitar a rotina no dia a dia, quando fazemos a escolha certa para cada tipo de utilização do ambiente, além de contribuir para maior durabilidade da pintura. Acabamentos acetinados ou semibrilho são indicados para locais que necessitam de manutenção constante, pois podem ser limpos utilizando-se apenas um pano úmido embebido em água, sem produtos de limpeza.

Argemiro Sanches comenta que as tintas foscas podem ser aplicadas em áreas internas e externas e são muito utilizadas nos projetos de interiores. “Apesar de ser menos lavável, uma das vantagens do acabamento fosco é que, além de ter uma aplicação mais simples, pois esconde melhor pequenas imperfeições na parede, permite alguns retoques sem ficar aparente”, ressalta.

Demão e secagem

Este é um tópico que também varia de acordo com cada produto. Em geral são necessárias, no mínimo, duas demãos de tinta para um resultado satisfatório. É sempre importante respeitar o intervalo entre as demãos especificado na embalagem do produto para obter maior cobertura e resistência. Em dias de frio, pode-se utilizar um ventilador para ajudar na circulação do ar e auxiliar na secagem. Já em dias quentes, mesmo que a tinta esteja seca ao toque, deve-se respeitar a recomendação da embalagem.