VÍQUA PARA O MUNDO

A Víqua, pioneira e líder no segmento de torneiras em plástico ABS no Brasil, amplia a prospecção internacional com a presença em feiras do segmento de construção civil. A empresa catarinense planeja participar das duas maiores feiras mundiais do setor, para apresentação de seus lançamentos de 2019. A Feicon Batimat, realizada na França, e a BIG5, nos Emirados Árabes Unidos. A oportunidade está sendo articulada a partir da adesão da Víqua ao programa governamental Think Plastic Brazil, uma parceria entre Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) para fortalecer a projeção internacional da indústria brasileira de plástico.

Devido ao programa, no início de março, pela primeira vez, a Víqua participou da International Home + Housewares Show, uma das maiores feiras do setor de artigos para casa dos Estados Unidos. “O programa mapeia as empresas com maior potencial. O Think Plastic Brazil tem duas frentes de atuação, que são as de embalagens e utilidades domésticas. Agora, estão trabalhando para ampliar os segmentos de plástico para construção civil e do agribusiness”, explica Daniel Alberto Cardozo Junior, presidente da Víqua.

Com 24 anos no mercado, a Víqua exporta seus produtos desde 2005 para mais de 20 países, fornecendo regularmente  para 13 países, com principal foco na América Latina. A indústria mantém longa parceria com a Apex e um volume significativo de exportações, que somam cerca de 5% do faturamento, com planos de expandir o percentual. “A Víqua é a única empresa brasileira a exportar, com consistência, torneiras de plástico ABS. Além do Brasil, somos uma marca de referência e líder do mercado de torneiras em ABS no Paraguai, Bolívia e Uruguai”, ressalta.

Na International Home + Housewares Show, a Víqua estreitou laços com contatos estratégicos dos Estados Unidos, Canadá, Porto Rico, México e entre outros países da América Central e do Sul. Segundo o presidente, foi um passo inicial para a prospecção desses mercados. “Também construímos um excelente networking com as outras empresas participantes do Think Plastic Brazil que estavam expondo no mesmo espaço e dispõem de produtos sinérgicos aos nossos”, acrescenta Daniel.

Novidades no mercado

Nas próximas feiras internacionais, a Víqua planeja apresentar sua maior novidade de 2019, em lançamento recente no mercado: novo design em todas as linhas de torneiras e a incorporação do cartucho cerâmico com acionamento ¼ de volta nas suas principais linhas, que totalizam 32 modelos, o seu maior volume de vendas de torneiras. Neste ano, a indústria catarinense ainda planeja incorporar novos modelos de torneiras para banheiro e cozinha.