VOTORANTIM CIMENTOS LANÇA DESAFIO

VOTORANTIM CIMENTOS –  Agregados são rochas e areias extraídas por meio da mineração e da britagem que são separadas em diferentes tamanhos de acordo com a sua utilização. Estes são os principais componentes para produção de concreto e outras aplicações na construção civil, como base de asfalto, fundações para estradas, ferrovias e sistemas de drenagem.

Durante o processo de fabricação de agregados, existem desafios operacionais que podem ser evitados se mapeados antecipadamente. O uso de soluções de simulação e modelagem no processo de mineração destes materiais deve proporcionar maior previsibilidade de produção e identificar oportunidades de redução de custos.

Diante deste cenário, a Votorantim Cimentos lança um novo desafio em sua plataforma de inovação aberta, VC Connect. O desafio busca startups que trabalhem com soluções para o desenvolvimento de um simulador de processos para mineração e britagem de agregados. Serão avaliados principalmente os seguintes requisitos:

  • Sistema leve com baixo custo de implementação em relação a soluções já disponíveis no mercado;
  • Solução on premise com armazenamento local de dados;
  • Software deve ser flexível para aplicação em múltiplas fábricas e possibilitar integração com os sistemas SAP e sistema  de controle local;
  • Apresente interação amigável com o usuário, fácil manipulação e visualização remota de painel de métricas (dashboard);
  • Permita alimentação de dados manual e/ou automática e gere cenários que suportem decisões do negócio.
  • É importante considerar o ambiente de mineração por consequência  a limitação de infraestrutura de conectividade na mina para proposição da solução
  • A solução pode ou não considerar telemetria como entrada de dados para aplicação de simulação;

Com o sucesso do projeto piloto, a expectativa é aplicar a solução em quatro fábricas no Brasil, em Araçariguama (SP), Santa Isabel (SP), Itapecerica da Serra (SP) e Campo Grande (MS). Juntas, essas operações somam 3,5 milhões de capacidade de produção por ano.

Os interessados em participar podem enviar suas propostas pelo site do VC Connect até 23 de agosto. A Votorantim Cimentos selecionará os melhores projetos, que passarão por uma imersão no ambiente da empresa e, posteriormente, por provas de conceito da solução apresentada.

Inovação aberta na Votorantim Cimentos – O propósito da plataforma VC Connect é conectar os desafios da empresa com as soluções inovadoras presentes no ecossistema de startups, centros de pesquisas, entre outros. No primeiro ano da plataforma, 2017, o tema dos desafios foi focado na Indústria 4.0. Já em 2018, a proposta envolveu a concreteira Engemix com objetivo de desenvolver uma solução para medição do volume na entrega do produto para os clientes. Em 2019, os desafios já apresentados prospectaram soluções para as equipes de finanças e de recursos humanos.

Serviço – Desafio VC Connect

Simulador de Mineração para Agregados

Inscrições pelo site: votorantimcimentos.com.br/vc-connect/  

Prazo: 23 de agosto de 2019

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos se tornou uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados, além de insumos agrícolas. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 12,6 bilhões em 2018. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, diversidade, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar.