VOTORANTIM E AS BOAS AÇÕES

VOTORANTIM –  Com o objetivo de fortalecer o pilar de diversidade e inclusão da companhia nos processos de recrutamento e seleção, a Votorantim Cimentos lança seu primeiro Banco de Talentos de Diversidade, A iniciativa também visa construir um canal de diálogo com talentos diversos e fortalecer a atratividade da empresa para todos os públicos nas mais variadas áreas, posições e localidades.

As vagas estarão disponíveis na plataforma da Gupy e caso o candidato não encontre uma oportunidade no momento, pode se cadastrar no Banco de Talentos para que a empresa possa fazer a ponte entre as novas oportunidades com os talentos já cadastrados na base. Na Votorantim Cimentos a representatividade é um dos fatores primordiais e por isso os candidatos deverão preencher um formulário com questões variadas para que a empresa possa conhecer um pouco da história de cada um.

“Começamos uma jornada mais diversa e inclusiva. Diversidade para nós é ter mente e coração abertos para respeitar ideias, opiniões e identidade diferentes. É ter um lugar onde cada um possa ser quem é, sem julgamento e com muito respeito. Consideramos que todos devem ser tratados com equidade. Sabemos que temos um longo caminho pela frente, por isso, estamos constantemente fortalecendo a cultura da diversidade e inclusão em nossa empresa. E essa jornada só é possível com pessoas que estejam dispostas a viverem essa inclusão caminhando juntos no mesmo propósito”, afirma Aldo Frachia, gerente de diversidade e atração da Votorantim Cimentos.

Programas de Trainee 2019-2020

Outra importante iniciativa na área de diversidade foi o recrutamento “às cegas” realizado nos Programas de Trainee 2019 e 2020 (recrutamentos em 2018 e 2019). A tradicional longa lista de pré-requisitos se resumiu a dois itens: candidatos com até três anos de formação no Ensino Superior, não importando a faculdade e formação, e inglês nível intermediário (e não mais avançado). O processo de seleção às cegas elimina os julgamentos precipitados e, ao mesmo tempo, valoriza aspectos profissionais, características técnicas, competências, habilidades e tendências comportamentais dos candidatos. As informações pessoais, como nome da faculdade que cursou, formação e idade não são relevantes. Com isso, busca mais diversidade entre os candidatos, tanto na formação quanto nas experiências individuais.

Na etapa presencial, no lugar das tradicionais dinâmicas de grupo em salas de hotéis, a Votorantim Cimentos realizou uma ação com vivência diferenciada em sua seleção do Programa de Trainees 2020. A dinâmica aconteceu em parceria com o Pimp my Carroça, um movimento que trabalha para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, promover a autoestima destes profissionais e sensibilizar a sociedade para a causa em questão, promovendo ações criativas que utilizam o grafite para conscientizar, engajar e transformar.

Foram mais de 20 mil inscritos para o Programa de Trainees 2020 da Votorantim Cimentos. Destes, 80 foram escolhidos para participar da etapa da dinâmica presencial. Com foco em avaliação comportamental, os candidatos trabalharam em grupos vivenciando um dia de trabalho de um catador de materiais recicláveis. O tema é ligado à Economia Circular, já incorporada à cultura da empresa, uma vez que o catador fortalece a cadeia de destinação correta de resíduos. Hoje, a Votorantim Cimentos utiliza resíduos inutilizados na reciclagem como combustível nos fornos de produção de cimento. Os catadores foram as estrelas deste dia. Além de terem suas carroças ‘tunadas’ ao final da dinâmica pela Pimp my Carroça, eles também receberam o montante da coleta do dia realizada pelos candidatos.

Já em 2018 foram 24 mil inscritos e foram selecionados 60 para a primeira fase presencial e 20 para a fase final do programa que teve como tema “Talentos Diversos e Futuros Possíveis”. A etapa presencial foi realizada em parceria com o Moradigna, e proporcionou aos candidatos a possibilidade de atuar na reforma de casas populares em uma comunidade de São Paulo. Mais do que apenas um processo seletivo, candidatos e gestores participantes deste processo puderem perceber o impacto de transformação por meio dos nossos produtos. Dos 20 finalistas, 11 candidatos iniciaram sua carreira como trainee no início de 2019.

Programa de Estágio Técnico para Mulheres

Em 2019, a Votorantim Cimentos lançou o primeiro Programa de Estágio Técnico para Mulheres. Com o mote “Técnicas na operação, talentos do futuro”, a iniciativa tem o objetivo de ampliar a presença das mulheres atuando nas operações das fábricas.

O programa selecionou 20 estudantes de cursos técnicos com formação prevista para o final de 2020 para atuação nas áreas de Manutenção, Produção, Mineração, Qualidade ou Processos. O programa de formação de estagiários técnicos começou em dezembro de 2019 com processo de integração na empresa e treinamento com as áreas de Segurança e Gente, além do conhecimento das rotinas em suas fábricas e áreas de atuação. Também estão previstos dentro do programa a realização de conversas exclusivas com grupos de gênero sobre liderança feminina, comunicação pessoal e carreira. As estudantes trabalham em 13 fábricas localizadas em nove estados e no Distrito Federal.

As participantes também passam por um ciclo de desenvolvimento apoiado pela Escola Técnica da Votorantim Cimentos, com o desafio de entregar projetos na área de atuação. As estagiárias são acompanhadas por líderes da empresa, garantindo que seu desenvolvimento seja ainda mais assertivo.