CERÂMICA E PORCELANATO: QUAIS OS PRINCIPAIS CANAIS DE COMPRA?

Em maio e junho de 2018, o DataMkt Construção, sistema de inteligência de mercado cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Votorantim Cimentos e Deca, entrevistou 900 consumidores finais que haviam realizado obras e reformas residenciais no período de maio de 2017 a abril de 2018, a fim de identificar, entre diversos pontos, o perfil do comprador de piso cerâmico, porcelanato e azulejo.

Do total da amostra, 85% haviam pintado suas residências; 62,4% haviam trocado/ colocado pisos e revestimentos; 59,8% reformaram/trocaram a parte elétrica; 50,4% fizeram obras básico/estruturais; 49,1% reformaram/trocaram a parte hidráulica; 44% trocaram louças sanitárias e, por fim, 27,9% fizeram outros tipos de intervenções.

Bem, mas, o que, exatamente, esses 62,4% de entrevistados que trocaram/colocaram pisos e revestimentos fizeram?

Desses entrevistados, 54,6% colocaram pisos cerâmicos; 46,9%, porcelanato; 38,8%, azulejos para parede; 27,1%, mármores e granitos; 18,1%, pastilhas, mosaicos e seixos; 13,3%, pisos laminados, e 12,5%, carpete, apenas para ficarmos nos principais.

Somente por esses dados, é possível verificarmos a importância dos pisos e revestimentos frios para o varejo de materiais de construção, independentemente do porte da loja.

E, justamente, aprofundando esse perfil de consumidor, temos os principais tipos de lojas frequentadas durante a obra, para a compra de todos os materiais de construção utilizados, incluindo pisos e revestimentos frios.


Considerando somente os entrevistados que colocaram pisos cerâmicos, porcelanato e azulejos, o tipo de loja mais frequentada para compras desses e de outros materiais foram os Home Centers/Lojas Grandes, por 47,2%; seguidos pelas Lojas de Bairro (pequenas, médias e multicategorias), por 44,3%; Lojas de Tintas, por 42,4%; Lojas de Revestimento Cerâmico, por 40%, e, apenas para ficarmos nos cinco principais tipos, Depósitos de Materiais Básicos, por 29,7%.

Vemos que, independentemente do tipo de loja em que esses consumidores compraram pisos frios e azulejos, o fato é que eles transitam por vários canais de compra, inclusive, com uma média de utilização de tipos de lojas maior do que o total da amostra de entrevistados.

Estarão essas lojas preparadas para atendê-los e vender da melhor maneira possível esses produtos?

Para os Home Centers/Lojas Grandes e Lojas de Revestimento Cerâmicos, destinos preferenciais, existe o desafio de aumentar ainda mais a presença desse perfil de consumidor, simultaneamente ao aprimoramento do atendimento, enquanto para as Lojas de Bairro, por exemplo, de descobrir maneiras efetivas de oferecer, adequadamente, pisos cerâmicos, porcelanato e azulejos de qualidade.

No final, quem ganha com isso, é o próprio consumidor.