A Dexco, maior casa de marcas do Brasil para materiais de construção, reforma e decoração, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, apresenta uma nova fase do DEXmood, metodologia criada para ajudar profissionais e consumidores a identificar seus estilos e fazer escolhas mais acertadas na hora de compor ambientes.
Criado em 2024, o DEXmood nasceu como um jogo de harmonização visual, embasado em fundamentos da teoria da gestalt, psicologia das cores e neurociência aplicada ao design. Em 2025, o conceito evoluiu com novas ferramentas digitais, físicas e sensoriais, tornando-se mais acessível ao grande público e transformando a jornada de reforma e decoração em uma experiência mais intuitiva, emocional e colaborativa.
A experiência DEXmood: agora aberta ao consumidor final
Entre as principais novidades está a liberação gratuita do acesso ao DEXmood Web App a qualquer usuário na versão Easy — e não mais restrito a profissionais cadastrados no programa de relacionamento, DEXperience. Agora, qualquer pessoa pode acessar a plataforma e identificar seu estilo por meio de sensações, associações emocionais e preferências estéticas, com sugestões de produtos das marcas Deca, Portinari, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor.
Outra inovação é a reformulação do box físico do DEXmood, que permite a composição de moodboards, e passa a contar com um QR Code que direciona para o site do DEXperience, onde toda a jogabilidade acontece e é possível aprofundar a experiência online com cartas de emoção. Além disso, foram disponibilizadas novas amostras físicas de produtos e materiais — não apenas das marcas da Dexco, mas também de parceiros, entre eles Sherwin-Williams (tintas), Cinex (perfis metálicos) e Branco Casa (papéis de parede). O box está disponível para compra online na loja da Casa Dexco e da Duratex.
Para tornar a jornada ainda mais tátil e imersiva, a Casa Dexco loja conceito, no Conjunto Nacional, em São Paulo — agora conta com duas mesas interativas, nas quais os visitantes podem manusear amostras reais, criar composições e explorar diferentes materiais para formar seus moodboards personalizados, reforçando a conexão entre emoção, estilo e escolha de produto. A experiência está disponível gratuitamente, com apoio de consultores treinados no método DEXmood.
Metodologia aplicada em ambientes reais
A metodologia DEXmood também foi usada para guiar a criação dos 20 ambientes da mostra “Viver Ambientes”, em cartaz na Casa Dexco loja conceito. Cada projeto é identificado por um mood dominante —retrô, contemporâneo, minimalista, cosmopolita, rústico ou clássico —, permitindo que os visitantes vejam na prática como sensações e estilos se traduzem em combinações de cores, texturas e materiais.
Entre os destaques está o espaço assinado por Duda Sena, que traduz com sensibilidade o mood retrô identificado para o projeto. Outros ambientes, como o de Marília Zimmermann, em estilo clássico, o de Nildo José, minimalista, e o do Studio Garoa, cosmopolita, também exploram as possibilidades do DEXmood, revelando como a ferramenta pode guiar projetos desde a concepção até a escolha final dos acabamentos.
“A ferramenta DEXmood para desenvolvimento de projeto é interessante pela abordagem que oferece através das “cartas sensoriais”, por meio das quais podemos transmitir, através de imagens, emoções e sensações, o que queremos nos nossos ambientes. Com isso é possível fazer uma combinação de acabamentos, cores e metais, gerando no final um moodboard sintetizando todas as nossas ideias através de imagens. Ele é um facilitador para a compreensão de ideias e conceitos”, explica Jerônimo Faria Neto, do Studio Garoa.
“O DEXmood nasceu como uma ferramenta para harmonização de produtos, e agora entra em uma nova fase, mais aberta, interativa e conectada com o consumidor final. O que antes era exclusivo para profissionais, agora se transforma em uma jornada sensorial acessível a todos, que traduz a inteligência da Dexco de maneira prática e intuitiva.”, afirma Marcele Brunel, head do Design Office da Dexco.
“Essa evolução reforça nossa estratégia de mostrar como nossas marcas — juntas — oferecem soluções completas, com curadoria, emoção e coerência para cada estilo de morar, facilitando decisões para quem está reformando, decorando ou projetando, afirma Marina Crocomo, diretora de Marketing e Design da Dexco.
Serviço gratuito para o público
Além das ferramentas digitais e físicas, os visitantes da Casa Dexco podem contar com consultoria gratuita oferecida pela equipe de atendimento e especificação, treinada na aplicação da metodologia DEXmood. A proposta é democratizar o design e ajudar as pessoas a tomarem decisões mais conscientes e sensíveis ao compor seus espaços.