AS BOAS PRÁTICAS DA VEDACIT

VEDACIT – A Vedacit, líder em soluções de impermeabilização no Brasil, apresenta seu Relatório de Sustentabilidade 2024, que retrata uma trajetória pautada pela inovação, responsabilidade socioambiental e geração de valor compartilhado com todos os públicos da companhia.

Com 89 anos de história, a empresa integra o Grupo Baumgart e se destaca pelo compromisso em equilibrar crescimento econômico com impacto positivo. Em 2024, avançou em sua agenda ESG, fortalecendo pilares como governança, meio ambiente, impacto social e inovação em processos e produtos.

“Foi um ano de transição e transformação. Lançamos as bases para um futuro ainda mais sustentável, inovador e conectado às necessidades reais da sociedade. Nosso Relatório de Sustentabilidade retrata uma trajetória de transparência e nos convida a permanecer no caminho da evolução com coragem e propósito”, afirma Vitor Cybis, executivo de Marketing da companhia.

Segundo ele, a inovação foi o grande destaque de 2024, com o reposicionamento da marca sob a nova assinatura “Paz pra Toda Obra”. A campanha resgatou o papel da impermeabilização como sinônimo de segurança, tranquilidade e qualidade de vida. “Nossas embalagens foram redesenhadas com mais didatismo, linguagem acessível e QR Codes que direcionam para tutoriais e conteúdos educativos, facilitando o uso correto dos produtos”, explica Cybis. Além disso, a Vedacit testou embalagens compostáveis e otimizou diversas fórmulas para maior rendimento e durabilidade.

Outro ponto de destaque do Relatório é a transferência da operação fabril de São Paulo para a nova unidade industrial em Itatiba (SP), um projeto iniciado há cinco anos e que agora se concretiza como uma das fábricas de impermeabilizantes mais modernas e sustentáveis da América Latina. O complexo industrial foi planejado com foco em eficiência, automação, ergonomia e redução de impactos ambientais, contando com tecnologia da Indústria 4.0, certificação LEED e uma Estação de Tratamento de Efluentes em fase final de implantação.

A mudança para Itatiba envolveu uma profunda reorganização logística e de equipes e abre caminho para um crescimento acelerado. Como parte dessa nova fase, a Vedacit reestruturou sua área comercial, que passou de quatro para sete regionais, além da criação de uma regional técnica para atender com mais eficiência construtoras e profissionais do setor.

Outro marco de 2024 foi o início do processo de recertificação como Empresa B, que comprova o alinhamento da companhia aos mais elevados padrões globais de desempenho socioambiental, transparência e responsabilidade corporativa. “Essa certificação reflete o compromisso da Vedacit com decisões que consideram, além do retorno financeiro, o bem-estar das pessoas e do planeta”, reforça o executivo.

No campo social, o Instituto Vedacit ampliou sua atuação, alcançando milhares de pessoas com iniciativas de reforço escolar, empreendedorismo jovem e acesso à moradia digna. Em Itatiba, por exemplo, o Projeto Estrutura aprovou 25% dos alunos participantes na ETEC local. A empresa também intensificou sua parceria com o Senai Nacional, oferecendo cursos técnicos voltados à impermeabilização, reforçando seu papel na qualificação da mão de obra do setor.

A companhia ainda conquistou importantes reconhecimentos na construção civil, como o Prêmio Top of Mind da Revista Revenda, que posicionou a marca no topo da lembrança dos profissionais do varejo, com 1º lugar em Impermeabilizantes, 2º lugar com o Cupinicida Vedacit e 3º lugar com a Manta Asfáltica.

Na área de Qualidade, a Vedacit foi certificada com o Selo PQ-IBI, concedido pelo Instituto Brasileiro de Impermeabilização, após criteriosa avaliação técnica da linha de mantas asfálticas. “Esses reconhecimentos reforçam nossa liderança e nos motivam a evoluir, com foco em inovação, sustentabilidade e excelência em tudo o que fazemos”, destaca Cybis.

“Nossa proposta é continuar avançando com responsabilidade, sempre atentos ao nosso propósito de transformar a vida das pessoas por meio de habitação saudável. Temos muito orgulho da nossa jornada”, finaliza o executivo.