MAIS CONFIANÇA PARA MAIS OBRAS

Segundo a FGV – Fundação Getúlio Vargas e IBRE – Instituto Brasileiro de Economia, os índices de confiança do consumidor, comércio e serviços recuaram 2,5, 4,1 e 2,4 pontos, respectivamente, na passagem de abril para maio.

Já, as indústrias apresentaram estabilidade com viés de alta, passando de 101 pontos, em abril, para 101,1 pontos, em maio. Relevante que desde fevereiro a confiança do setor encontra-se acima dos 100 pontos, que delimita o nível de neutralidade entre pessimismo e otimismo.

Otimismo crescendo, também, no setor da construção, cujo índice passou de 82 pontos, em abril, para 82,4 pontos, em maio, o maior nível desde janeiro de 2018. No entanto, essa confiança, ao que tudo indica, está atrelada as vendas atuais, porém, num nível insuficiente para proporcionar o crescimento do número de lançamentos de unidades residenciais novas.

Segundo a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria de Construção, em dados relativos a importantes regiões do Brasil, habitadas por 31,8% da população brasileira, enquanto no comparativo primeiro trimestre de 2018 com primeiro trimestre de 2017, as vendas de unidades residenciais novas cresceram 22,3%, os lançamentos decresceram 30,7%.

Dados do Boletim do Mercado Imobiliário do Secovi-SP, relativos ao mesmo período, reforçam, de maneira menos dramática, esse descompasso: enquanto as vendas de unidades residenciais novas na Grande São Paulo cresceram 102,1%, os lançamentos cresceram 30,3%.

Enfim, muito bom para o setor, e especificamente para o varejo, que as vendas de imóveis novos estejam crescendo, mas seria muito melhor para todo o mercado, e principalmente para as indústrias de materiais de construção, se os lançamentos crescessem de maneira mais intensa.

Mera questão de mais confiança.

Conteúdo gerado pelo DataMkt Construção, sistema de inteligência de mercado cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas, Votorantim Cimentos e Deca, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo também, para sua profissionalização e desenvolvimento.

Atualizações constantes com dados, informações e conhecimento especializado sobre o segmento de materiais de construção e da economia em geral, publicados originariamente na Company Page do Grupo Revenda.