CONSTRUSUL – A 26ª Construsul – Feira Internacional da Construção é reconhecida como um dos principais espaços de geração de negócios do país. Em 2025, com mais de 300 expositores confirmados, essa proposta se traduz na expectativa de movimentar R$ 1 bilhão em oportunidades, entre os dias 22 e 25 de julho, nos Pavilhões da FIERGS, em Porto Alegre/RS. Durante os quatro dias de evento, as empresas apresentarão inovações, tecnologias e soluções voltadas ao setor, com foco em networking, atualização profissional e relacionamento com o mercado.
Com expectativa de público de 32 mil visitantes, a feira ocupará uma área de 20 mil m² e contará com expositores nacionais e internacionais. Ao todo, mais de 10 segmentos estarão representados, com lançamentos nas áreas de argamassas, revestimentos, impermeabilização, iluminação, ferragens, tintas, portas, ferramentas, piscinas, jardinagem, entre outros.
Entre as empresas confirmadas está a VONDER, uma das maiores fabricantes de ferramentas profissionais do Brasil. Para o vice-presidente comercial do Grupo OVD/VONDER Ferramentas, Valter Lima Santos, a participação reforça a relevância estratégica do evento. “A cada ano, a Construsul cresce em público e engajamento. Estar ao lado de mais de 300 marcas expositoras, com o maior estande da feira, o mais amplo mix de ferramentas e equipamentos e o maior número de lançamentos do segmento, demonstra a força da nossa marca no setor”, afirma.
A empresa estará presente com um estande de 600 m², no qual simula uma loja de ferramentas em grande escala. A ideia é oferecer ao visitante, especialmente ao revendedor, uma experiência prática sobre a amplitude do portfólio e os modelos de exposição no ponto de venda. “Vamos proporcionar experiências imersivas e demonstrações técnicas ao vivo, destacando os diferenciais dos nossos produtos para o trabalho”, complementa Santos.
Entre os lançamentos da marca estão a nova Lavadora de Alta Pressão LAV 1600I e o modelo atualizado da Máquina para Assentar Piso a Bateria com Ventosa MAP 210, além de novos itens da linha de martelos rompedores e demolidores, como o rompedor/perfurador MRV 1625.
Após enchente, empresa gaúcha aposta em visibilidade e resiliência
Outro nome confirmado é o da Construrohr, de Tupandi/RS, que retorna à Construsul após um ano marcado por desafios. Em 2024, a empresa foi diretamente impactada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, ficando mais de 40 dias sem produção. “A Construsul é um dos principais pontos de encontro do setor da construção no Brasil, e participar dela este ano tem um significado ainda mais especial. É quase um ato simbólico de resiliência”, destaca o coordenador de marketing, Deimerson Motta.
Especializada em estruturas pré-fabricadas de concreto e artefatos cerâmicos, a Construrohr levará à feira o lançamento de uma nova linha de telhas cerâmicas com design contemporâneo e alta performance térmica. Também apresentará o Guia de Desempenho e o programa Construrohr Connect, voltado à gestão e relacionamento com o cliente. “Nossa expectativa é estreitar laços com clientes e parceiros, ampliar a visibilidade da marca e apresentar as soluções que desenvolvemos para um setor mais moderno, seguro e sustentável”, explica Motta.
A empresa ainda integra a programação de conhecimento da 26ª Construsul, promovendo uma palestra sobre os impactos da mobilidade elétrica nas edificações e os desafios para garantir a segurança contra incêndios. Com o tema “Carros elétricos e a segurança contra incêndio nas edificações: status atual e desafios futuros”, a atividade ocorre no dia 22 de julho, às 19h30, na Sala 201 – Oeste, com participação do especialista Lauro Ladeia.
Sustentabilidade também é destaque entre os expositores
A busca por soluções sustentáveis tem pautado as decisões dos consumidores brasileiros. Segundo a pesquisa Sustentabilidade & Opinião Pública, da CNI (2024), 88% da população adota com frequência mais de cinco práticas sustentáveis no cotidiano. Na construção civil, essa demanda tem impulsionado a inovação.
No caso da VONDER, o compromisso com a sustentabilidade está presente em diversas linhas de produtos. “O uso consciente dos recursos é uma prerrogativa que nos acompanha no desenvolvimento de vários produtos. Temos uma linha especial que alia inovação e tecnologia, com menor impacto ambiental e segurança para o operador”, explica Valter Santos. Entre os produtos com esse perfil, a marca destaca suas Lavadoras de Alta Pressão, que promovem eficiência com economia de água, energia e produtos de limpeza. “São equipamentos versáteis, que atendem diferentes superfícies e demandas, sempre com foco na produtividade e no respeito ao meio ambiente”, acrescenta.
Já a Construrohr aposta no bloco cerâmico como uma alternativa mais sustentável ao bloco de concreto. Produzido com matéria-prima natural, o material apresenta melhor desempenho térmico, reduz o consumo de energia nas edificações e gera menos resíduos nas obras. “Nossa missão é entregar soluções que agregam valor real a quem projeta, executa e vive a construção civil”, afirma Motta.
Além de ganhar espaço nos estandes, a sustentabilidade está presente na agenda de conhecimento da 26ª Construsul. A programação contempla temas como parques esponja e bacias de amortecimento, eficiência energética, novas exigências regulatórias e inovações voltadas a um canteiro de obras mais moderno, seguro e sustentável.
SERVIÇO
Evento: 26ª Construsul – Feira Internacional da Construção
Data: De 22 a 25 de julho de 2025
Local: Centro de Eventos FIERGS – Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS
Horário: De terça a quinta-feira das 13 às 21 horas – Sexta-feira das 13 às 19 horas
Credenciamento: a partir de 22 de junho inscrições gratuitas para profissionais do setor através do website www.feiraconstrusul.com.br. É proibida a entrada de menores de 14 anos.
Promoção: Sul Eventos Feiras Profissionais
Entidades apoiadoras: ABCERAM; ABCIC; ABILUMI; ABRASFE; ABTC; ABNT; ACOMAC Blumenau e Região; ACOMAC Caxias do Sul e Região-RS; ACOMAC Litoral Norte/SC; ACOMAC POA; ACOMAC Sul/SC; AGABRITAS/SINDIBRITAS; ANAPP; ANEST; ANICER; ARES; AsBEA/RS; ASBRAV; ASPEC PVC; CAU/RS; CBIC; Clube de Mão de Obra; CREA-RS; FIERGS; ICZ; ITT Performance; Mulher em Construção; SECOVI/AGADEMI RS; SENGE; SERGS; SINDICER; SINDIVIDROS-RS; SINDUSCOM VALES; SINDUSCON CRICIUMA/SC; SINDUSCON-NH; SINDUSCON Passo Fundo; SINDUSCON Pelotas/RS; SINDUSCON-RS; REDEMAC; SINDILOJAS Porto Alegre; e REDE Construir – ARESUL.