ARTECOLA DIVULGA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE NO PADRÃO GRI

ARTECOLA – Pelo quarto ano consecutivo, a Artecola está publicando seu Relatório de Sustentabilidade no padrão GRI (Global Reporting Initiative). Com ciclo anual de reporte, a publicação já está disponível online (Português e Espanhol) e apresenta as ações que impulsionaram a sustentabilidade na companhia em 2024. Uma das principais novidades é o destaque para as iniciativas de cada país onde a empresa mantém operações. “Demonstramos o crescimento sustentável em cada unidade, o que reforça o compromisso firmado desde a nossa fundação, de não dissociar o social do ambiental e do econômico. O conceito ESG faz parte da nossa cultura e é nosso compromisso permanente para o futuro”, afirma o Presidente Executivo, Eduardo Kunst (foto).

O relatório apresenta uma coletânea das muitas ações promovidas pela Artecola no dia a dia, considerando também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A estrutura está dividida em três grupos: Química da Inovação Sustentável, Química que Une e Desenvolve Pessoas e Química Multilatina e Catalisadora da Transformação. Nas primeiras páginas, há espaço para cada país, reforçando o amadurecimento da sustentabilidade na empresa.

Na planta do Chile, entre as principais ações, estão a implementação do plano de sustentabilidade e a redução de 50% do consumo de eletricidade. Na Colômbia, a estruturação do sistema interno de indicadores ESG (ambiental, social e governança) e as atividades sociais, com voluntariado junto a bancos de alimentos e fundações locais. As unidades da Artecola no México avançaram no conceito sustentável com a reciclagem de 100% das sobras industriais da planta de León e planejamento para autossuficiência em energia solar em 2026, entre várias outras iniciativas. No país, a Artecola conta com a distinção ESR – Empresa Socialmente Responsável, que reconhece o compromisso da companhia com práticas éticas, sociais e ambientais.

No Peru, a conquista da certificação ISO 45001 foi um marco importante em 2024, assim como a maior participação de tecnologias limpas no portfólio de produtos e as parcerias com a comunidade para reciclagem e doações. No Brasil, o reconhecimento de clientes e parceiros pelas práticas responsáveis da empresa é um dos pontos ressaltados. Houve avanços em projetos como a redução de consumo energético (duas das três unidades operam com 100% de energia elétrica de fontes renováveis), melhorias estruturais e novos projetos sociais e de engajamento interno. Destaque para a implantação da Cultura Meta, um grande projeto de Capital Cultural que agora se desdobra para toda a América Latina.

AVANÇO GLOBAL – Alguns números representam o avanço global da Artecola em sustentabilidade. Além de gerar valor ambiental e social, os produtos sustentáveis* representaram 73,4% da receita líquida total, atingindo a meta corporativa para o ano. Entre 2021 e 2024 – período de publicação dos relatórios anuais pelo padrão GRI – a empresa consumiu um total de 19.149 toneladas de materiais recicláveis, sendo 4.511 em 2024. São subprodutos de outras indústrias ou aparas dos próprios materiais da Artecola recolhidas junto aos clientes, e que se tornam matéria-prima para fabricação de novos laminados.

A prática consolida a Economia Circular nas operações, gerando novos produtos também recicláveis. “Não apenas ampliamos o ciclo de vida dos materiais, como reduzimos significativamente a geração de resíduos”, ressalta Eduardo. “O contraforte Artedur ECO, desenvolvido dentro desse conceito, gerou grande impacto positivo e foi adotado por mais de 60% do segmento de calçados de segurança, evitando o descarte de cerca de 50 toneladas de resíduos apenas no primeiro ano de presença no mercado”, exemplifica o executivo.

O consumo de água (m³/tonelada produzida) caiu em quatro das cinco unidades, melhorando a performance dos sistemas de gestão hídrica. E a eficiência energética também avançou, com queda na média de consumo (kWh/tonelada produzida) em todas as operações.

Em 2024, o programa “Somos Multiculturais” foi estendido para todos os países, buscando alcançar cada vez mais a inclusão e a diversidade para promover o equilíbrio entre as diferenças. “Respeitando as particularidades locais e ao mesmo tempo alinhando-se aos objetivos globais da companhia, cada unidade registrou importante participação para que a sustentabilidade se torne cada vez mais uma marca da Artecola Multilatina”, comemora Eduardo Kunst.