ASTRA E JAPI TEM NOVA IDENTIDADE VISUAL

VISUAL –  A Astra e a Japi reforçam  seu posicionamento estratégico e apresentam sua nova identidade visual ao mercado e ampliam os canais de contato com seus principais stakeholders. O projeto marca uma fase de fortalecimento da imagem das empresas – que têm seu core business relacionado diretamente à água, pois apresentam soluções hidráulicas, acabamento e acessórios para ambientes expostos à umidade.

O direcionamento estratégico e a atualização visual estão embasados em uma sólida pesquisa de mercado, a maior já realizada pelas duas empresas: foram mais de 3.600 entrevistas com os principais públicos – lojistas, balconistas e compradores de diversos segmentos de atuação das marcas, engenheiros, arquitetos, instaladores, paisagistas e consumidores finais. Todo o processo envolveu um mapeamento completo da percepção dos entrevistados e pontos efetivos de melhoria, caminhos para fortalecimento da presença das marcas e de ativações focadas em costumer experience. Segundo pesquisa da CX Trends, 87% dos consumidores dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência.

Entre os destaques, estão os novos logotipos das marcas, que passam a refletir o acesso a soluções práticas e funcionais na construção e acabamento. A Astra manteve sua cor vermelha tradicional, porém em uma tonalidade mais quente e carismática; as letras agora são minúsculas para transmitir mais proximidade; a caixa que envolve o nome da empresa recebeu ajustes nos contornos azul e branco, que ficaram mais arredondados no todo, com o canto inferior direito fazendo alusão a um balão de conversa. Essas mudanças refletem mais leveza e dinamismo, além de representar uma marca mais aberta ao diálogo.

O novo logotipo foi desenvolvido pela agência in-house da empresa, como parte de um reconhecimento da expertise do time e esforço para manter a coerência com a essência da marca, garantindo assim uma aplicação eficiente em diferentes contextos, do físico ao digital.

Já para a Japi, a nova marca desenvolvida pela agência Team Creatif apresenta um visual mais leve e moderno para trazer maior proximidade e conexão com os consumidores. O projeto priorizou a versatilidade da aplicação da identidade nos seus diferentes pontos de contato, trazendo clareza visual e funcionalidade.

Além da marca principal Japi, a Team Creatif também desenvolveu universos visuais proprietários para as marcas Japi Garden e Japi Studio para entregar um maior alinhamento estratégico com a qualidade dos seus produtos e seus diferentes públicos.

“Fomos ouvir nossos principais stakeholders para compreender como nos comunicarmos com mais efetividade e proximidade. Portanto, por meio da nova identidade visual, buscamos valorizar o que as marcas têm de mais forte: sua presença no cotidiano das pessoas. A atualização foi pensada para comunicar com mais clareza e consistência, seja em uma gôndola, em um material de ponto de venda ou nas redes sociais”, afirma Ana Oliva Bologna, presidente do conselho da Astra e diretora da Japi.