Impermeabilização – O Movimento Construção Saudável realiza no próximo dia 28, segunda-feira, às 18h, o evento online Doenças Respiratórias e Impermeabilização – uma delicada relação. O objetivo é ampliar a conscientização sobre a relação entre a falta de impermeabilização e o agravamento de doenças respiratórias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/doencas-respiratorias-e-impermeabilizacao-uma-delicada-relacao__1252018.
Participam do debate a Fabíola de Vasconcellos Cecon, presidente do Movimento Construção Saudável, o Dr. Alex Bsrtkevic, responsável técnico da rede de centros médicos Doutor FAM, e o Rodrigo Zaniollo, arquiteto da Academia Brasileira de Artes. A mediação será do professor doutor Júlio Cesar Barbosa, diretor executivo do Movimento Construção Saudável.
“Sabemos que nas faculdades de engenharia e arquitetura pouco se fala sobre impermeabilização. Na grande maioria nem há uma disciplina específica sobre o tema. É nosso objetivo ampliar a conscientização e mobilizar os profissionais sobre o impacto da impermeabilização na saúde das pessoas, na segurança e valorização das edificações, contribuindo para promoção da saúde e do bem-estar”, afirma Fabíola.
O Dr. Alex ressalta que ao falar sobre o mofo, normalmente a orientação dada é arejar o imóvel e raramente a impermeabilização é relacionada como forma efetiva e eficaz de solução. “Muitas pessoas não imaginam, mas uma das principais causas do aparecimento das doenças respiratórias é a presença de mofo nas paredes e pavimentos, problema que pode causar e piorar gravemente diversas doenças do trato respiratório”.
Embora voltado para arquitetos e engenheiros, o evento será aberto ao público. “Queremos promover um esforço colaborativo na disseminação do problema, mas principalmente das soluções. Neste mês em que começa o inverno, mais do nunca é necessário debater a relação entre a falta de impermeabilização e o agravamento de doenças respiratórias. Um tema tão atual e importante para a sociedade em geral”, destaca Júlio.
Em consonância com o ODS 3 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), Boa Saúde e Bem-estar, da ONU (Organização das Nações Unidas), o Movimento Construção Saudável assumiu um grande compromisso com a sociedade: de propiciar qualidade de vida pela adoção de conceitos fundamentais ao conhecimento e à prática da impermeabilização como fator de melhoria da saúde. “É fundamental promover o debate em várias frentes e contar com a participação de especialistas para nos ajudarem na propagação em larga escala de conceitos e práticas para a construção saudável”, acrescenta Fabiola.