SINTEX, 83 ANOS DE MUITA HISTÓRIA

SINTEX – A Sintex, indústria de chuveiros e torneiras com sede em Joinville,SC, comemora, em novembro, 83 anos de atuação no setor. A empresa nasceu em São Paulo e foi transferida, em 1984, para a cidade catarinense devido ao potencial industrial do município. Desde então, expandiu o portfólio de produtos, que abastecem lojas especializadas em todo o Brasil e em países da América Latina e África, além do e-commerce próprio.

Enio Bernardes, diretor da Sintex, afirma que a trajetória da empresa sempre seguiu um rumo de busca por inovação, já que foi a primeira a fabricar uma torneira elétrica no Brasil. “Temos investido em produtos que entregam não apenas o básico, mas diferenciais que resolvem necessidades cotidianas”.

Hoje a empresa possui uma fábrica na Zona Industrial Norte de Joinville, de onde saem produtos prontos para o mercado nacional e internacional. As mercadorias chegam até o consumidor através de lojas especializadas e do e-commerce. Neste ano, as vendas cresceram 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além das torneiras e chuveiros, que são o carro-chefe da empresa, ela ainda comercializa aquecedores para água, ozonizadores, armários, espelhos e acessórios em geral.

“Continuamos investindo em tecnologia e em design para entregar produtos que vão além do básico e que facilitam o dia a dia das pessoas. É isso que move a nossa equipe e que nos faz seguir crescendo. O futuro da Sintex continua sendo guiado pela busca constante por oferecer produtos de qualidade, com o mesmo compromisso que nos acompanha há mais de oito décadas”, destaca o diretor.

Dona da primeira torneira elétrica brasileira

A Sintex foi a responsável por apresentar a torneira elétrica ao mercado brasileiro, em 1945. Na época, anúncios em jornais impressos destacavam o fato de o produto ocupar o mesmo espaço de uma torneira comum e fornecer água em qualquer temperatura, ressaltando o benefício de poder controlar a temperatura no próprio registro e não mais “gastar fortunas com aquecimento central”.

Na época, os produtos eram fabricados em estrutura metálica, o que fazia com que fossem pouco acessíveis para a população em geral. Devido ao desenvolvimento da tecnologia de plástico na indústria, a empresa passou a usar o material em chuveiros e torneiras a partir de 1984.

Desde então, as torneiras elétricas deixaram de ser uma novidade para se tornarem um item indispensável no dia a dia.