VENCEDORES DO XI PRÊMIO ABILUX

ABILUX – Os vencedores do XI Prêmio ABILUX Projetos de Iluminação foram revelados no dia 16 de outubro de 2025 em cerimônia de premiação realizada no Espaço de Eventos FIESP, em São Paulo (SP), durante a comemoração do Dia da Iluminação. Realizado pela ABILUX (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), a edição 2025 do Concurso contou com 77 projetos inscritos assinados por 69 lighting designers independentes; sete (07) profissionais de indústrias associadas à ABILUX e um (01) estudante. Os projetos premiados foram executados no Distrito Federal e nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Aos primeiros colocados de cada categoria foram atribuídos troféu, certificado e selo. Aos segundos e terceiros, certificado e selo.

Confira quem foram os vencedores do XI Prêmio ABILUX Projetos de Iluminação.

LIGHTING DESIGNERS INDEPENDENTES (PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS)

CATEGORIA INTERIORES

RESIDENCIAL: Hospitalidade, Hotéis, Spas e Condomínios

1º lugar

Fazenda das Esculturas

Ugo Nitzsche

Fazenda de 1818 com 650 hectares. Iluminação para valorizar obras de arte espalhadas pelo terreno montanhoso e vegetação nativa, considerando diferentes escalas e distâncias. O objetivo é garantir uma apreciação adequada das esculturas sem causar poluição luminosa. A iluminação foca em reflexos, usando spots em arco e luminárias de piso, criando efeitos de luz linear e reflexiva visíveis de diferentes pontos. O projeto busca realçar as obras de forma eficiente, discreta e harmônica com o ambiente natural.

2º lugar

Casa Ilhabela

Jayme Liande

3º lugar

Edifício Residencial YH

Guilherme Pinheiro e Priscila Mercial

 

CATEGORIA INTERIORES

COMERCIAL: Lojas, Shoppings, Restaurantes, Bares e similares.

 

1º lugar

Kairū Restaurante

Yris Wanderley Siqueira

Implantado em um edifício histórico de 1928, o restaurante Kairu — “casa do sol” em tupi — foi concebido com o desafio de devolver ao espaço uma luz afetiva e sofisticada. Os objetivos consistiram em respeitar a memória de um dos sócios que morou em sua infância nesta casa, recriar sensações e integrar estética, função e emoção por meio da iluminação. A concepção do projeto envolveu rigorosos ensaios prévios nas superfícies originais de tijolo aparente (1928) e na extensão do prédio que data aproximadamente de 1965. Emocionalmente, o projeto gera bem-estar e contemplação, afetando positivamente a qualidade de vida e permanência no espaço.

2º lugar

Izakaya HIRA

Renata Fongaro

3º lugar

Matiz Bar

Carina Tavares, Caroline Ventola e Brenda Lelli

CATEGORIA INTERIORES

INSTITUCIONAL: Educação, Patrimônio, Cultural, Igrejas, Museus, Teatros e similares.

1º lugar

MASP – Edifício Pietro Maria Bardi

Paula Carnelós, Juliana Elias, Fernanda Carvalho, Emília Ramos, Rodrigo Galon, Vincys Rombo, Luana Alves e Felipe Dans

O novo edifício do MASP, localizado ao lado da icônica sede na Avenida Paulista, foi pensado como uma extensão complementar ao edifício Lina Bo Bardi. O projeto de iluminação foi concebido em sintonia com o partido arquitetônico, valorizando o edifício vizinho e respeitando a materialidade proposta — concreto, vidro, aço e pedra, em tons neutros. A luz atua como elemento de integração e transição entre opacidade e transparência, interior e exterior, cheios e vazios. A fachada, aparentemente opaca, permite o jogo de luz com chapas metálicas perfuradas, convidando o visitante a vislumbrar o entorno mesmo de dentro do museu.

2º lugar

SESC Franca

Gilberto Franco, Livia Berriel, Gabriela Pera e Gabriel Menezes

3º lugar

ANDIFES

Larissa Scharth

CATEGORIA INTERIORES

SAÚDE: Hospitais, Clínicas, Consultórios

1º lugar

Sistema de Iluminação Circadiana Integrativa

Fernando Bottene, Pedro Henrique Lacerda, Nicolau Vingris e Carlos Roberto Gonzales

Este projeto nasce de um desafio concreto: levar o ciclo natural da luz a 19 apartamentos de internação localizados  subsolo de um hospital — ambientes sem janelas, sem sol, sem referência de tempo. A solução desenvolvida simula, com precisão, o ritmo claro-escuro ao longo do dia, regulando o ciclo biológico de pacientes e profissionais. O objetivo: promover conforto visual, orientação temporal, estabilidade hormonal e melhora do sono. Mais do que uma solução luminotécnica, este projeto transforma a luz em agente ativo de cuidado, saúde e humanização — especialmente aonde a natureza não chega.

2º lugar

Projeto de Iluminação Clínica Observa – Instituto Cleber Godinho

Daniela Turchetti Conte Magalhães

3º lugar

Clínica CEPRO

Adriel Ushli e Luis Tagliavini

CATEGORIA INTERIORES

CORPORATIVO: Escritórios, Bancos, Indústrias

1º lugar

Experience Room

Livia Berriel, Juliana Vicenzi, Gilberto Franco e Amanda Toranzo

A Experience House é uma casa de eventos formatada para ser a sede da Experience Club, empresa especializada em eventos corporativos diferenciados. Após 18 anos atuando em locações de terceiros, a empresa decidiu investir num espaço próprio, que refletisse sua fluidez e adaptabilidade, aspectos que influenciaram diretamente a arquitetura – ou melhor, a “cenografia” – de seus interiores. O projeto de iluminação para este espaço – um pavimento trapezoidal de 1300m² de pé-direito duplo no edifício River One, foi desenvolvido de modo a acompanhar esse conceito de fluidez desejado por empresa e arquitetos.

2º lugar

Banco ABC Brasil

Paula Carnelós, Juliana Elias, Luciana Boschini, Karina Costa e Rodrigo Galon

3º lugar

Projeto de Iluminação Proauto – Belo Horizonte (MG)

Daniela Turchetti Conte Magalhães

 

CATEGORIA EXTERIORES

EDIFICAÇÕES: Fachadas, Monumentos e Iluminação Urbana

1º lugar

Iluminação de Realce do Conjunto Igreja Matriz, Casa de Cultura, Palácio Marcos Konder e Museu Histórico de Itajaí

Gilberto Vieira Filho, Eduardo Henrique de Oliveira e Cristian Pedro de Souza Junior

2º lugar

Fachada da Casa Brise

Carolina Russo

3º lugar

Condomínio Lótus

Marina Frigeri, Marilia Saccaro, Leilana Ferreira e Marla Ecker

 

CATEGORIA EXTERIORES

GRANDES ESCALAS: Locais abertos públicos ou privados

 

1º lugar

Praça Forte São Luís

Marina Makowiecky

2º lugar

Natural Lagos

Daniel De Riggi

3º lugar

Praça São Francisco de Assis

Marina Makowiecky e Betina Wildi Lins

 

PROFISSIONAIS DAS ASSOCIADAS ABILUX

CATEGORIA OBRAS

1º lugar

Deck do Pescador – Santos

Wellington Rios e Nicole Emanuelle

Repume Iluminação

O projeto de modernização da iluminação do Deck do Pescador, localizado na Ponta da Praia, em Santos/SP, teve como principal objetivo proporcionar mais segurança e conforto aos pescadores que utilizam o local durante a noite. Além disso, a iniciativa beneficiou turistas e frequentadores da orla, tornando o espaço mais atrativo e seguro para atividades de lazer e pesca noturna. Os materiais escolhidos, especialmente as luminárias, possuem resistência à maresia, fundamental para garantir durabilidade e desempenho em ambientes costeiros. A solução adotada destacou-se pela criatividade na escolha dos postes com suportes duplos, otimizando a cobertura luminosa com menos interferência visual e preservando a harmonia estética do ambiente. Essa abordagem, aliada à tecnologia LED e à estrutura adequada ao ambiente marinho, promoveu conforto visual, eficiência energética e valorização urbana.

2º lugar

Parque / Área de Surf – Emissário de Santos

Wellington Rios e Nicole Emanuelle

Repume Iluminação

3º lugar

Pista de Skate Emissário – Santos

Wellington Rios e Giovanna Ferreira

Repume Iluminação

 

CATEGORIA PROJETOS ESPECIAIS

 1º lugar

Poultry Light – Desenvolvimento de um sistema específico para iluminação de galinhas

poedeiras

Vicente Scopacasa, Juliana de Souza Granja Barros, Willian Izidio e Ricardo Dalmolin

Audax Electronics

O projeto teve como objetivo aumentar a produtividade de galinhas poedeiras através do uso de iluminação específica. Como resultado, o espectro P2 obteve aumento de produtividade de 9%, com menor consumo de ração, e maior massa média de ovos, mantendo o bem-estar das aves. Este trabalho mostra completa evolução do processo, desde os estudos iniciais até os resultados de laboratório, inclusive aplicados em granjas. Sob o ponto de vista comercial e social, o projeto tem grande impacto, pois 9% no aumento da produtividade, representa aumento de 5 bilhões de ovos por ano no Brasil.

2º lugar

Free Stall Para Vacas

Danieli Joana Cerizoll

Zagonel Iluminação

 

TALENTO ESTUDANTE

 

CATEGORIA EXTERIORES

EDIFICAÇÕES: Fachadas, Monumentos e Iluminação Urbana.

 ÚNICO VENCEDOR 

Igreja Basílica Nossa Senhora Da Saúde – MG

Vitor Nestor

Empresa Associada ABILUX: Ilumatic

Este projeto foi idealizado como uma proposta conceitual de iluminação para a Igreja Basílica Nossa Senhora da Saúde, com o intuito de valorizar a arquitetura e criar um ambiente acolhedor e espiritual por meio da luz. Mesmo sendo um estudo, houve um cuidado em planejar o posicionamento estratégico das luminárias, buscando destacar elementos como vitrais, colunas e o altar principal, sem causar ofuscamento ou distorção visual. A colaboração com uma empresa associada à ABILUX foi essencial para obter informações técnicas sobre os equipamentos e entender suas possibilidades dentro do conceito do projeto.