LORENZETTI INVESTE EM LOGÍSTICA

LORENZETTI – A Lorenzetti, empresa centenária e líder em duchas e chuveiros elétricos, investe na melhoria contínua de sua operação logística, beneficiando a distribuição em todo o Brasil e fortalecendo a competitividade internacional da empresa, que exporta para mais de 45 países da América Latina e da África, posicionando-se como referência em logística no cenário global.

Combinando visão estratégica com execução prática, a Lorenzetti investiu na metodologia Lean Manufacturing, uma filosofia de gestão que busca eliminar desperdícios e otimizar processos. A iniciativa teve como pilares a satisfação do cliente, a partir da ampliação do controle do estoque e maior velocidade no controle, separação e expedição dos pedidos, além da eliminação de desperdícios e a redução de custos.

Como resultado, houve a redução de 43 para 17 dias úteis no tempo de manutenção de equipamentos; expedição de 100 mil caixas a mais em comparação com o ano anterior, levando em consideração o mesmo volume de colaboradores; redução de 30% nas horas extras trabalhadas, impactando diretamente na satisfação do cliente; diminuição significativa de embalagens danificadas nos Centros de Distribuição, percebida no feedback realizado no pós-venda.

Para atingir o resultado, foram aplicadas técnicas e ferramentas, como: Kaizen, focada na melhoria contínua e aplicada a partir de treinamentos realizados para a equipe operacional; 5S; Gemba Walk, metodologia focada na ação dos tomadores de decisão presenciando a realidade da operação em funcionamento, com a possibilidade de interagir diretamente com os colaboradores; e Value Stream Mapping (VSM), focada em reduzir os tempos de espera.

Além disso, foram aplicadas práticas sustentáveis, como a implementação de check-lists digitais via QR Code, que eliminaram o uso de papel e reduziram o tempo de manutenção dos equipamentos em 60%. A manutenção preventiva das empilhadeiras, aliada à digitalização dos processos, resultou na duplicação da vida útil das baterias e na redução de 200% nas ocorrências mensais de manutenção.

Pioneira e líder no mercado de duchas, chuveiros e torneiras elétricas, a Lorenzetti é reconhecida pelo seu DNA inovador, voltado não apenas ao desenvolvimento de produtos, mas às melhores práticas ambientais e operacionais, atreladas à tecnologia e à sustentabilidade, proporcionando qualidade e efetividade nos processos. “Buscamos o aperfeiçoamento contínuo, a partir dos treinamentos com toda a equipe, com foco em soluções que impactaram diretamente na eficiência da armazenagem e expedição dos produtos, fortalecendo a cultura organizacional e a satisfação dos clientes, consolidando a qualidade reconhecida da marca Lorenzetti”, ressalta Alexandre Tambasco, diretor comercial da Lorenzetti.