BLUMENAU ILUMINAÇÃO CRESCE 51% E QUER MAIS

BLUMENAU – A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)  estima um crescimento de 4% para o setor em 2021, o maior índice desde 2013. E é com essas boas perspectivas que a Blumenau Iluminação, considerada uma das maiores players do setor de iluminação nacional, cresceu 51% no primeiro semestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano passado, e planeja dobrar de tamanho até 2023. Apesar de parecer audacioso, o feito já foi obtido nos últimos quatro anos.

Com uma trajetória sólida e de tradição, a companhia está conectada com o que existe de mais avançado no mercado. Cerca de 80% do negócio vem do exterior, tendo como principal aposta a tecnologia a preço justo. “Neste último ano, investimos em nossa estrutura de negócios internacionais e ampliamos nossa estrutura própria na China, visando ao aumento dos controles no desenvolvimento e compra, e entramos agora num projeto forte de internacionalização da marca, focados na ampliação das vendas de exportação”, destaca o diretor Comercial e de Operações da Blumenau Iluminação, Renan Pamplona Medeiros.

Com 1.500 produtos em catálogo e presente em lojas de varejo, materiais de construção, material elétrico, home centers e atacados em todo o território nacional, a empresa estrutura agora a aceleração de vendas no mercado externo, com foco no Mercosul.

Investimentos

No segundo semestre, a Blumenau Iluminação fará investimentos de R$ 2,5 milhões na compra de equipamentos, que serão entregues entre o mês de setembro e o início de 2022, e serão utilizados na produção nacional. A estes investimentos somam-se outros R$ 6 milhões em obras de ampliação e em um novo showroom, que deve ser inaugurado anexo à sede da empresa, em setembro deste ano.

Lançamentos

Em sintonia com as tendências mundiais de automação residencial, um dos grandes lançamentos da Blumenau Iluminação é a linha Infinity Smart Blumenau. Com ela, será possível aliar a iluminação com conexão wi-fi, controle por voz, aplicativo no smartphone e mais de 16 milhões de cores. “Serão lançados três diferentes produtos na categoria Smart agora no segundo semestre e, em janeiro de 2022, a linha já terá mais novidades”, anuncia o presidente da empresa, Renato Medeiros.

Outro destaque no portfólio da empresa é a linha Germany, marca de 25 anos focada em iluminação externa e incorporada pela Blumenau Iluminação em 2017, com produtos assinados por designers arquitetos.

Diferenciais

Treinamentos e capacitação da equipe, excelência na qualidade e acabamento diferenciado são avaliados como os principais pontos da competitividade da Blumenau Iluminação, conforme destaca Renato.

Além disso, o contato com a academia é frequente, como a recente parceria com a FURB, Universidade Regional de Blumenau, que busca a interação dos estudantes com a indústria, por meio de concursos de design, onde  as luminárias criadas pelos alunos são premiadas em concurso e são vendidas em todo o país.

“Estamos constantemente investindo em nosso time, acreditamos que as pessoas fazem a diferença no mundo corporativo, com um time forte de gestão, temos ainda mais confiança para continuarmos investindo e ampliando”, destaca Renato.