GALO FOLIÃO FRATERNO TEM COR EXCLUSIVA DA CORAL

CORAL – O Carnaval do Recife 2026 começa a ganhar forma com os preparativos finais do seu grande ícone, o Galo. E a Coral se firma, mais uma vez, como parceira da emblemática escultura gigante que simboliza a abertura oficial da folia na cidade, levando cor, criatividade e arte a uma das maiores expressões culturais de Pernambuco. E para celebrar essa união de sucesso, de forma inédita, a marca de tintas decorativas da AkzoNobel desenvolveu uma cor exclusivamente pensada no Galo – o Rosa Multicultural, que se une a uma paleta de tons alegres e vibrantes. Entre os dias 11 e 18 de fevereiro, o Galo Folião Fraterno, em homenagem a Dom Helder Câmara, reinará na ponte Duarte Coelho.

“A parceria para colorir o Galo reforça o papel da cor como linguagem de expressão, conexão e transformação cultural. Estar novamente presente nesse projeto é celebrar a identidade de Recife e valorizar processos criativos coletivos que aproximam a arte, as pessoas e a cidade. E para o Carnaval deste ano, decidimos inovar e criar uma cor exclusiva e uma paleta que parte das cores do frevo para os foliões decorarem seus ambientes usando toda a sua imaginação e personalidade”, afirma Tamara Lacivita de Goes, Gerente de Marketing Brasil de Tintas Decorativas da AkzoNobel.

Neste ano, o Galo em toda a opulência dos seus 28 metros de altura e 8 toneladas traz como tema a importância dos cuidados com a saúde mental e a solidariedade, abordados por meio da arteterapia, da criatividade e do fazer coletivo. A proposta reforça a arte como ferramenta de acolhimento, expressão e conexão entre pessoas, ao expandir o papel simbólico da escultura para além do impacto visual. A obra é assinada pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega e pela designer Germana Xavier e conta, ainda, com a participação direta de dez cenotécnicos artesãos e pintores, além de dezenas de voluntários envolvidos ao longo do processo.

“Esse ano, o Galo Folião Fraterno faz um mergulho inspirado nas cores do Brasil e na irreverência do carnaval multicultural que tanto amamos. É fantástica a diversidade cromática das tintas Coral, libertando a criatividade com qualidade e acabamento dignos de uma obra de arte. A parceria da Coral com o Instituto Leopoldo Nóbrega e o Atelier Escola Arte Plenna se consolida por mais um ano consecutivo, através de inclusão e capacitação de novos artesãos e artistas, dedicados a cenografia e as técnicas de pintura”, comenta o multiartista Leopoldo Nóbrega. Estamos muito gratos pela oportunidade e felizes com o resultado obtido de forma coletiva, incluindo os especialistas e todo suporte técnico da Coral e AkzoNobel, por meio do desenvolvimento de cores personalizadas, como o Rosa Multicultural, que dá o tom original do maior Carnaval do mundo!”, completa.

Para dar vida, pelo quarto ano consecutivo, a esse universo cromático, a Coral fornece tintas acrílicas base água, utilizadas na pintura artística da escultura e nas ações criativas associadas ao projeto. Este ano, uma cor exclusiva foi criada para o Galo, Rosa Multicultural, um tom pink vibrante. A paleta do Galo 2026 parte das cores do frevo e se expande em uma combinação rica de tons quentes e frios, criando contrastes e movimentos visuais ao longo de toda a obra. Entre as tonalidades utilizadas estão Azul Puro, que é A Cor do Ano da Coral; Biquini Carioca, Verde Brasileiro e Amarelo Festival. O projeto também conta com os tons Pimenta Ardida; Amor; Ferrugem; Tijolo Vermelho; Rosa Carnaval; Passo da Dançarina; Deus Sol; Estrela Ardente; Bromélia Laranja; Paleta Mexicana; Imensidão Verde; Verde Irlandês; Gramado Perfeito; Paraíso do Mar e Vitória, aplicados em diferentes partes da escultura — como a crista, a cauda, o corpo, os pés, bico e figurino.

Criando uma composição vibrante, essas cores formam um grande painel artístico em mosaico, com sobreposições, efeitos, texturas, formas e nuances que valorizam o trabalho manual e o caráter colaborativo do projeto. Parte dos suportes utilizados inclui lonas, que recebem camadas de cor e efeitos visuais, ampliando as possibilidades estéticas da escultura por meio do reaproveitamento de materiais descartados e recicláveis. Desde 2019, a escultura é elaborada a partir de componentes como CDs, DVDs, tampas de garrafa, plásticos, redes de pesca, conchas do mar, restos de cortinas e garrafas PET que irão compor a roupa de gala do gigante folião.

Oficinas gratuitas e ateliê de portas abertas – Além da escultura central, em 2026 serão intensificadas as oficinas gratuitas realizadas ao longo do primeiro semestre, em parceria com o Instituto Leopoldo Nóbrega e o Espaço Multicultural Arte Plenna, com o apoio da Coral. As atividades devem impactar dezenas de artistas, artesãos e profissionais da economia criativa. Como desdobramento desse processo, o projeto inclui o 2º Atelier de Portas Abertas, que contará com uma exposição coletiva ao final das oficinas, reunindo as obras produzidas durante essa experiência.

A parceria da Coral com o Galo gigante também reflete a forte ligação da marca com Recife. A empresa está presente desde 1968 na capital pernambucana, com a instalação de sua fábrica de tintas decorativas. Além disso, mantém um programa de apoio de longa data a ações sociais na cidade e participa ativamente de eventos ligados à arquitetura, à decoração e à economia criativa, como a CASACOR Pernambuco. Em 2025, a marca expandiu essa atuação ao inaugurar em sua fábrica um centro de treinamento dedicado à capacitação de pintores e profissionais de decoração e arquitetura. Ao longo dos anos, em conjunto com parceiros locais, a empresa já capacitou mais de 50 mil pintores, número que busca ampliar com o novo espaço.