VEDACIT INTEGRA AÇÃO SOCIAL NO RIO GRANDE DO SUL

VEDACIT –  A Vedacit, integra ação que viabilizará a construção de 116 casas destinadas a famílias desabrigadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em projeto liderado pelo Movimento União BR. O evento de entrega foi ontem, dia 10 de fevereiro, em Muçum (RS).
A iniciativa reúne empresas do setor da construção, poder público e sociedade civil com o objetivo de acelerar a reconstrução de moradias e devolver dignidade, segurança e qualidade de vida às famílias impactadas por uma das maiores tragédias climáticas já registradas no Estado.
Ao lado de empresas como Steelcorp, Leroy Merlin, Obramax, Gerdau, Vibra, Siemens, Eliane, Astra, Japi, entre outras, a Vedacit integra uma ampla rede de apoio que demonstra a força da colaboração entre diferentes elos da cadeia da construção civil.
As residências têm cerca de 44 m², dois dormitórios e custo aproximado de R$ 110 mil por unidade. A construção foi realizada pela Steelcorp, por meio do sistema industrializado em light steel frame, tecnologia que permite maior agilidade na entrega, redução de resíduos e ganhos relevantes em desempenho e durabilidade – aspectos fundamentais em projetos de reconstrução em larga escala.
Para a Eduardo Moretti, CEO da Vedacit, participar desse movimento é uma forma concreta de contribuir como agente de desenvolvimento humano. “Desde nossa fundação, buscamos oferecer produtos que protegem, preservam e aumentam a vida útil das construções, contribuindo para edificações mais seguras, resilientes e sustentáveis”, revela ele, lembrando que em 2026 a Vedacit completou 90 anos de história.
Moretti acrescenta que o setor da construção civil tem papel estratégico na reconstrução de comunidades atingidas por eventos extremos. “Este projeto do Movimento União BR se diferencia por seu caráter de legado”, acredita.
Para Tatiana Monteiro de Barros, fundadora do Movimento União BR, a força do projeto está na capacidade de unir diferentes competências em torno de um objetivo comum. “Só assim conseguimos transformar solidariedade em ação, com planejamento, qualidade técnica e impacto. É assim que aceleramos a reconstrução e garantimos que essas famílias recebam moradias seguras e com alta durabilidade”, afirma.
A participação no projeto também reflete a estratégia de Sustentabilidade da companhia, que alia desempenho econômico, responsabilidade ambiental e impacto social positivo. Reconhecida como Empresa B Certificada, a Vedacit reforça, com essa iniciativa, sua visão de que construir vai além da obra. “Queremos criar bases sólidas para o futuro das pessoas e das cidades”, finaliza o CEO.
Legenda: Da esquerda para a direita, Luciana Aragão (diretora jurídica da Vedacit), Karin Baumgart (presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Vedacit) e Eduardo Moretti (CEO da Vedacit)