AS MÃOS QUE MOVEM AS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO

Os mais recentes resultados do Índice da ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção –, indicaram crescimento de 1,9%, no faturamento deflacionado das indústrias do setor, no comparativo primeiro quadrimestre de 2018 com primeiro quadrimestre de 2017, tornando factíveis os prognósticos da própria associação, de um crescimento aproximado de 1,5%, em 2018.

Caso se confirme essa projeção, esse será o ano da inflexão das sucessivas quedas no faturamento deflacionado das indústrias de materiais de construção, que totalizou -30,6%, no acumulado dos últimos quatro anos.

Já os Indicadores da Produção Industrial do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –, indicaram crescimento de 3,1%, da produção industrial geral, no comparativo primeiro trimestre de 2018 com primeiro trimestre de 2017, tornando factíveis as projeções do Boletim Focus do Banco Central, de um crescimento de 3,8%, em 2018.

Caso se confirme essa projeção, será o segundo ano consecutivo de crescimento da produção industrial geral, que totalizou -15%, no acumulado dos últimos quatro anos.

Como é possível concluir, confirmando-se as duas projeções, ao final desse ano poderemos afirmar que houve um decréscimo de 29,1%, do faturamento deflacionado das indústrias do setor, e de 11,2%, da produção das indústrias em geral, nos acumulados últimos cinco anos.

No entanto, a retomada do faturamento das indústrias do setor, em 2018, e sua continuidade, em 2019, estão atreladas a continuidade do crescimento das vendas no comércio, a redução do estoque dos imóveis novos disponíveis e consequente concretização dos lançamentos, ambos positivos em muitas praças, já que, para esse ano, e mesmo para 2019, não poderemos esperar muito dos investimentos em infraestrutura, tanto da iniciativa privada, quanto, principalmente, da iniciativa pública.

Estamos nas mãos do consumo interno.

Conteúdo gerado pelo DataMkt Construção, sistema de inteligência de mercado cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas, Votorantim Cimentos e Deca, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo também, para sua profissionalização e desenvolvimento.

Atualizações constantes com dados, informações e conhecimento especializado sobre o segmento de materiais de construção e da economia em geral, publicados originariamente na Company Page do Grupo Revenda.