EFEITO BASE NAS VENDAS DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

No último dia 11 de maio, o IBGE divulgou o resultado da Pesquisa Mensal do Comércio de março, cujas bases comparativas das vendas de materiais de construção começariam a ficar mais sólida, por conta da recuperação das vendas iniciada em fevereiro, e, com mais força, em março de 2017. E, justamente aí, apareceu a primeira queda nos últimos dez meses, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior.

No comparativo março de 2017 com março de 2016, o volume de vendas do segmento havia crescido admiráveis 9,6%, logo, nesse relatório, teríamos uma base respeitável, colocando à prova a consistência dessa recuperação. E, infelizmente, ficamos no vermelho, com um decréscimo de 1,7%, comparando março de 2018 com março de 2017. Também não é animadora a estagnação na passagem de fevereiro para março.

De qualquer maneira, mesmo que perdendo força, o volume de vendas do comércio do setor cresceu 3,7%, no comparativo acumulado primeiro trimestre de 2018 com primeiro trimestre de 2017.

Novas provas virão, pois as bases estarão cada vez mais fortes, principalmente pelo aumento do entusiasmo da sociedade no decorrer de 2017, que se traduziu em compras no comércio – e, em nosso caso, em residências novas e/ou mais bonitas –, turbinadas que foram pelo governo federal, com a injeção de aproximadamente R$44 bilhões na economia, por conta da liberação de recursos das contas inativas do FGTS, de março a julho daquele ano.

Nesse ano, não dá para esperar algo do governo, muito ao contrário, pois, enquanto preocupado em se arrastar até o final do mandato, com a Lava Jato em seu encalço. Estamos por conta própria, o que pode ser bom, graças a significativa diferença de que a crise nos tornou, definitivamente, mais produtivos e fortes.

Conteúdo gerado pelo DataMkt Construção, sistema de inteligência de mercado cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas, Votorantim Cimentos e Deca, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo também, para sua profissionalização e desenvolvimento.

Atualizações constantes com dados, informações e conhecimento especializado sobre o segmento de material de construção e da economia em geral, publicados originariamente na Company Page do Grupo Revenda. Siga-nos!