ABRAMAT APOSTA EM CRESCIMENTO PARA 2021

ABRAMAT – A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) divulgou nessa segunda-feira, 18, a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando os dados de faturamento do setor. A associação projeta crescimento da indústria de materiais de construção em dezembro e revisa os dados publicados em novembro, que confirmam a recuperação iniciada no segundo semestre de 2020 e apontam tendência de crescimento para 2021. A expectativa da ABRAMAT é de que o setor tenha crescimento de 4% no ano.

“A previsão divulgada no índice da ABRAMAT se baseia no atual elevado nível de atividade do setor da construção. Observamos aquecimento tanto no segmento imobiliário como nas obras de pequeno porte e reformas, que se refletem nas vendas do varejo. Falta a retomada das obras paradas e de infraestrutura, área onde esperamos maior vigor este ano, até pela aprovação do novo marco regulatório do saneamento básico. Há também a expectativa de retomada da economia brasileira e mundial a partir da imunização contra Covid-19. No entanto, são também muitas as incertezas nos próximos meses, como o efetivo início e alcance da imunização, câmbio, equilíbrio nas cadeias de suprimentos que dependem de insumos importados, dentre outros. Dessa forma, podemos falar em um sentimento de otimismo moderado e cauteloso neste início de ano para o setor”, explica Rodrigo Navarro, (foto) presidente da ABRAMAT.

O Índice da ABRAMAT indica que em dezembro de 2020 o faturamento da indústria de materiais de construção aumentou 15,7% em relação a dezembro de 2019. O resultado representa variação negativa de 1,1% em relação ao mês anterior. Tais dados fazem com que em 2020 o setor registre queda de 0,4% do faturamento em relação a 2019, melhor do que a expectativa anterior de retração de 2,8% no acumulado do ano.

A nova edição da pesquisa também aponta os dados consolidados de novembro de 2020. No período, a indústria de materiais de construção teve faturamento 11,5% maior que o observado em novembro de 2019. O resultado revisado aponta crescimento de 10,2% do segmento de materiais básicos e 13,3% dos materiais de acabamento em relação ao mesmo período do ano anterior.

AÇO

O Aço Brasil também divulgou, em seu site, os dados referentes ao mês de dezembro, assim como o acumulado do ano de 2020.

“A produção de aço, que atingiu 31 milhões de toneladas em 2020, sofreu uma queda de 4,9% em relação ao que foi produzido em 2019, fundamentalmente devido à parada de equipamentos ocorrida no momento mais agudo da grave crise de demanda enfrentada pela indústria em abril do ano passado”, disse Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil.

As vendas internas, em 2020, de 19,2 milhões de toneladas, apresentaram crescimento de 2,4% no ano na comparação com o ano anterior, confirmando a intensa recuperação do mercado interno a partir do 2º semestre.

As exportações, de 10,7 milhões de toneladas, ficaram 16,1% abaixo do total de exportações realizadas em 2019. No tocante ao consumo aparente de produtos siderúrgicos, em 2020, este atingiu 21,2 milhões de toneladas, representando um crescimento de 1,2% em relação ao ano de 2019.

O Aço Brasil está divulgando hoje também o Índice de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) referente ao mês de janeiro/21.

“Nesse mês, o ICIA ficou estável na comparação com o mês anterior, em 78,9 pontos. A estabilidade frente ao mês de dezembro, após duas quedas consecutivas, ainda mantém o ICIA em patamares historicamente elevados”, destacou Marco Polo.