AÇOLAB É REFERÊNCIA NO GRUPO ARCELORMITTAL

ARCELORMITTAL – O Açolab, laboratório de inovação da ArcelorMittal, chega ao seu 1º ano de atividades com uma trajetória caraterizada pelo pioneirismo, fortalecimento do ecossistema de startups e por se tornar referência na indústria e no próprio Grupo ArcelorMittal. Trata-se do primeiro hub de inovação em aço no mundo, conectado a mais de 500 startups pelo Brasil.

O DNA de inovação e a posição de vanguarda da ArcelorMittal Brasil antecedem o lançamento do Açolab. Apesar de fazer parte de uma indústria tradicional, a empresa vem trazendo novidades inovadoras ao mercado e antecipando tendências. Foi a primeira empresa a adotar o processo de corte e dobra na construção civil (que elimina etapas no canteiro de obra, reduz desperdício e gastos com logística e mão de obra). A produtora de aço também inovou ao lançar no setor o comercio eletrônico de seus produtos.

O caminho idealizado pelo Açolab reforça a importância da inovação para a estratégia e para o futuro do negócio da ArcelorMittal. Nesse primeiro ano, o laboratório revolucionou a atuação da empresa, viabilizando novas formas de negócios a partir do desenvolvimento de projetos de alto valor agregado, relações e conexões de impacto e estímulo à cultura da inovação e mudança de mindset. “A palavra da vez é a conexão. Estamos deixando de trabalhar sozinhos, assumindo nossas limitações e formando novas parcerias para cocriar os avanços que buscamos, com mais agilidade.”, destaca Jefferson De Paula, CEO ArcelorMittal Aços Longos LATAM.

O Açolab propiciou a abertura da ArcelorMittal para o ecossistema de startups, o que tem levado a uma grande transformação dentro da empresa. “Trata-se de uma mudança cultural em um ambiente colaborativo, conectado ao que há de mais moderno no mercado. Apesar do pouco tempo, o Açolab já é referência no Brasil, sendo benchmark para várias empresas dos segmentos da indústria e da construção civil.”, complementa Paula Harraca, diretora de Pessoas, Comunicação, Investimento Social e Inovação Longos LATAM da ArcelorMittal.

Atuação – Ao todo, o espaço já estabeleceu conexões com cerca de 500 startups, das quais 27 estão diretamente envolvidas na cocriação de soluções. No ano passado, o Açolab lançou o seu primeiro desafio. Oito startups foram selecionadas para o “Desafio Carvão Vegetal Sustentável” e apresentaram projetos de inovação com soluções para otimizar os finos de carvão vegetal na cadeia de produção do aço da ArcelorMittal Brasil. Cada projeto recebeu até R$ 250 mil.

Outro destaque da atuação do Açolab foi a parceria firmada com a empresa Impacto Protensão, que culminou na criação da startup Engenharia Inovação. Com sede em São Paulo, a startup é focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para construção civil e conta com equipe de engenheiros, projetistas e analistas.

Parcerias com a USP e a FIEMG também têm contribuído para ampliar a atuação do Açolab e a fomentar novas ações, conexões e resultados.

Reconhecimento – O trabalho do Açolab foi reconhecido no início de 2019 com a conquista do prêmio de melhor “Open Corp” (Open Innovation Corporation), durante a Oi Week (Open Innovation Week), realizada pela 100 Open Startups, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Cerca de 60 companhias concorreram ao troféu.

Em julho, o espaço foi  destaque no Ranking 100 Open Startups 2019 e conquistou a sexta posição entre mais de 7,8 mil acordos de negócio registrados e 8,6 mil startups participantes. No ranking, foram validados pelo mercado corporativo 895 participantes, entre as quase 9 mil startups. Evento foi realizado na capital paulista em parceria com a 100 Open Startups, plataforma de conexão entre corporações líderes e startups.