CASE DA MEBER METAIS NO CONECTE-SE

MEBER – Inovação é um conceito que tem acompanhado a trajetória de quase seis décadas da Meber Metais. Esse constante processo de reinvenção apareceu com destaque na apresentação do case da empresa durante o evento online ‘Conecte-se’, no canal de Youtube do programa ‘Conecta Startup Brasil’. No painel de abertura da programação, o responsável pelo setor de inovação da marca, Eldemar Neto, explanou sobre o tema ‘Experiências e aprendizados com inovação aberta dentro do Conecta Startup Brasil’.

O debate virtual reuniu representantes de três empresas com reconhecidas trajetórias em seus setores de atuação – Meber Metais, Natura e Makro – e as três startups parceiras de cada uma delas dentro do programa. No caso da Meber, a parceira foi a Urbanplan, que desenvolve plataformas de BigData.

Um dos principais pontos tratados foram os desafios culturais enfrentados pelas empresas para evoluir com o desenvolvimento do projeto. “A Meber tem uma história de 59 anos e, ao longo desse período, várias metodologias de desenvolvimento de projetos e contratação de fornecedores permanecem na cultura da empresa. Para que pudéssemos almejar o engajamento das equipes na ideia de uma nova solução, foi preciso encarar um modelo ao qual não estávamos acostumados. Isso certamente serviu para reforçar que a inovação sempre traz muitos resultados”, destacou Neto.

O senso inventivo permitiu à marca investir neste que foi o primeiro edital de inovação aberta do qual a Meber participa – com vistas ao crescimento mútuo das empresas e seus conectados. “Nós compartilhamos ideias, feedbacks e necessidades para analisarmos o potencial de ganho e, em troca, recebemos soluções em tecnologia e o conhecimento da startup parceira. Não é algo pronto, que encontramos na prateleira, mas possui muitos benefícios”, pontuou Neto. Dentre as vantagens, segundo ele, está o fato de que conectar-se com uma startup dentro do programa permite uma aposta sem riscos, pois o projeto prepara e financia quem entra no mercado. “É um investimento que também serve para abrir os olhos de quem fica preso aos modelos tradicionais”, acrescenta.

Estreitamento de relações

Para colocar em prática ações voltadas a aumentar as chances de um bom relacionamento entre os parceiros, foi preciso integrar diversos setores da empresa. “Após o primeiro contato com a startup, envolvemos várias pessoas no processo – o que é essencial, pois é a conexão que faz o projeto dar certo. O diálogo e a parceira nos permitem chegar no resultado ideal, pois conseguimos entender o valor da ferramenta e auxiliar para que a startup nos ajude e decole no mercado. O sucesso deles é o nosso também”, enfatizou.

Agradecida pelo apoio da Meber, a Urbanplan avaliou como de suma importância a parceria criada para o crescimento da startup no mercado gaúcho e nacional. “Trabalhar com uma empresa organizada e consolidada em seu ramo de atuação nos permite colocar em prática as ideias que desenvolvemos com mais segurança. Sem esse apoio, ainda estaríamos tentando encontrar o verdadeiro caminho para a implementação da solução”, reforçou Luís Zucco, representante da startup no painel.

Continuidade do programa

Com a finalização da primeira fase do projeto, Neto apontou que o segundo semestre será destinado ao período de testes da ferramenta. “Colocaremos a solução em prática dentro da empresa, para captar novos clientes, testar a tecnologia em busca de resultados e, então, envolver ainda mais equipes”, disse.

A Meber é uma das quatro empresas gaúchas a figurar na lista de 50 marcas selecionadas, entre empresas de todo o país, a participar do programa. O Conecta Startup Brasil é uma iniciativa para aumentar a densidade de empreendedores e de startups para capacitá-los e conectá-los com os diferentes atores do ecossistema de inovação no Brasil. Sua realização envolve o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Softex e o parceiro executor, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).