INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO MELHORA

MERCADO –A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgou nessa segunda-feira, 18, a nova edição da sua pesquisa Índice (arquivo anexo), elaborada pela FGV com dados do IBGE sobre faturamento na indústria de materiais de construção. A pesquisa aponta que em abril de 2020 a indústria de materiais de construção faturou 3,6% mais do que em março de 2020, porém 4,7% a menos que abril de 2019. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor tem crescimento de 0,5%, já no acumulado Jan/Abr 2020 o indicador tem queda de 2,8% em relação ao mesmo período de 2019. O Índice da ABRAMAT também aponta que março 2020 apresentou queda de 4,9% em relação a março de 2019.

De acordo com o presidente da ABRAMAT Rodrigo Navarro, os dados do Índice ainda captam apenas parte dos impactos da pandemia, visto que ela teve início na segunda metade do mês. “A Covid-19 tem causado fortes impactos negativos na economia mundial e no Brasil. Há retração severa da atividade econômica por conta dos efeitos sobre as cadeias globais de valor. A ABRAMAT continua consolidando dados da pandemia para termos uma nova estimativa de fechamento para 2020, o que acontecerá provavelmente em junho“, informou o executivo.

Quanto aos empregos no setor, a ABRAMAT esclarece que utiliza como fonte primária o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), cuja última edição disponibilizada pelo governo é relativa a dezembro de 2019. Por esse motivo a ABRAMAT informa que, não publicará informações sobre as vagas de emprego no setor até que os dados oficiais sejam atualizados.

Sobre a ABRAMAT

Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com aproximadamente 350 unidades fabris de 40 empresas associadas situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.

Anexos

Indice 04_2020.pdf