MUITAS NOVIDADES NOS 25 ANOS DA VÍQUA

VÍQUA – Líder e pioneira na fabricação de torneiras de plástico ABS no Brasil, respondendo por quase 50% desse mercado, a Viqua completa 25 anos em fevereiro. Em comemoração à data, realizou uma convenção nacional de vendas nos dias 2 e 3 de fevereiro. Cerca de 150 vendedores de todo o Brasil compareceram ao evento em Joinville (SC), onde fica a fábrica da empresa. No evento, a Viqua anunciou sua nova logomarca, as estratégias de atuação para este ano e os lançamentos para o mercado no primeiro semestre de 2020.

“Chegar aos 25 anos é alcançar um nível de perenidade que toda empresa almeja”, afirmou o presidente Daniel Cardozo Júnior, destacando a importância dos vendedores para o crescimento e evolução da Viqua. “O vendedor está lá na ponta, oferecendo nosso produto, mas costuma ter pouco contato conosco. Participar da convenção e visitar a empresa, nos ajudando a planejar o que virá, é sempre um momento muito especial para todos.”

Reinaldo Reiche faz parte de quase toda a trajetória da empresa: é vendedor há 24 anos e meio. “A Viqua é dinâmica, todo ano tem novidades. É muito jovem, sempre traz muitas ideias para nossa atuação”, aponta Reinaldo, que atua em São Paulo, no setor de materiais de construção, e está com boas expectativas para 2020: “Acredito em um crescimento muito grande”, afirmou.

Willian Cabanha é um dos novos vendedores da Viqua na região Centro-Oeste. O profissional se sentiu motivado após a convenção, com a apresentação dos novos produtos. “A empresa é muito forte, o nome é bem conhecido, e fiquei surpreso com todos esses lançamentos”, elogiou. Ele está confiante para as vendas, já tendo observado melhora do mercado desde o ano passado, assim como Eduardo Mendonça, vendedor da Viqua há 14 anos, que atua no setor de irrigação. “O mercado da irrigação está otimista. O país começou a andar. Viemos de anos de recesso e estamos sentindo uma melhora. A tendência é cada vez mais avançar”, disse o profissional, que trabalha nos Estados da Bahia e Sergipe. “A Viqua é uma empresa excelente. Hoje eu faturo dez vezes mais do que quando iniciei. É uma empresa que apoia o vendedor, uma excelente parceira.”

Na convenção, esteve presente um grupo com os 5 maiores clientes internacionais da Viqua, vindos de cinco países da América Central e do Sul (Paraguai, Uruguai, Bolívia, Argentina e República Dominicana). “Eles ficaram muito impressionados, positivamente”, frisou Elaine Setti, gerente de exportação da Viqua. “Estão muito animados, esperam um ano excelente em 2020.” Yaskada Susana é cliente da Viqua na República Dominicana há cinco anos. No país, antes da marca chegar, não havia torneiras em plástico ABS para comercialização. Ela lembrou que o começo foi difícil, por conta da cultura: “Demonstrei que não se trata de um plástico simples, detalhando as vantagens do ABS, e a receptividade foi aumentando”, explicou. Atualmente, a Viqua mantém clientes em mais de 10 países e mais de 12 mil ativos no Brasil.

Nova marca

Na convenção, a Viqua divulgou sua nova marca e sua nova missão: “criar soluções acessíveis para o uso da água”. Identificada com o desafio da inovação e reafirmando sua “paixão pela água”, como preconiza seu DNA, a companhia formalizou sua nova identidade visual, após amplo trabalho realizado com seus executivos em 2019. A mudança se alinhou à visão de futuro da Viqua que, segundo a diretoria, é ser admirada pela modernidade e relevância social. “Simbolizando a nossa evolução e amadurecimento, promovemos esta atualização da marca, procurando traduzir nosso novo ciclo, esta nova forma de se comunicar, mais fluida, leve e próxima, com um propósito mais claro e motivador: inspirar um futuro mais consciente, valorizando a água para a vida”, destacou o presidente. A nova marca foi desenvolvida em parceria com o escritório Design Inverso.

Lançamentos para o primeiro semestre de 2020

Durante a convenção, a empresa anunciou as principais estratégias de atuação, com cinco lançamentos para os mercados de materiais de construção e de irrigação, abertura de novos clientes em várias regiões do país e ganhos de market-share no segmento de irrigação.

Em fevereiro, a Viqua lança a linha de torneira Lagune, adicionando 10 novos itens em seu portfólio. A linha, que alia beleza com seu design e praticidade, vem com arejador, para evitar o respingo e o desperdício de água, proporcionando jato suave; mecanismo ¼ de volta para garantir o fechamento perfeito; e um sistema de alavanca, prático e funcional, para o consumidor ter controle de saída de água com um único movimento. Neste mês, também estão previstos os lançamentos de registros de união dentada, como complemento de linha, e conexões galvanizadas para irrigação – produzidas em parceria com a Tupy, referência no ramo de metalurgia. Em abril e maio, estão previstos outros lançamentos, incluindo uma nova linha de torneiras.

No final de 2019, a companhia investiu R$ 1 milhão em ajustes na operação da fábrica, para melhorar a produtividade. A companhia terminou 2019 com taxas de crescimento de 8% em faturamento, quase três pontos acima do mercado (dados da Associação Brasileira de Materiais de Construção – Anamaco), e 13% em vendas. Para 2020, a expectativa é de alcançar 18% de aumento nas vendas.

Ações na comunidade

Ao longo de todo o “ano 25”, a empresa realiza ações voltadas à comunidade, começando pelo apoio ao Joinville Esporte Clube (JEC). “O JEC é muito querido pelo joinvilense e é um momento em que precisa de ajuda. A nova diretoria está engajada em fazer um bom trabalho. O time pode ser grande novamente, e queremos fazer parte deste momento”, destacou Daniel. Durante 2020, a empresa receberá a visita de alunos de 25 escolas de Joinville, tanto da rede pública quanto da rede privada, para conhecer a empresa e seu processo produtivo. A Viqua também pretende entregar hortas comunitárias para a população, com instalação de seus produtos de irrigação.