STAM COMEMORA 50 ANOS

STAM – A Stam, uma das mais tradicionais e conceituadas fabricantes de fechaduras e cadeados do Brasil, comemora, no dia 01 de março, 50 anos de mercado e de uma história marcada pelo empreendedorismo, quando em 1971, em Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro, Francisco Faria deu início a seu sonho no pequeno galpão da família.

A empresa completa meio século de atuação, carregando em seu DNA os valores de seu fundador, conhecido por sua simplicidade e dedicação. Esses mesmos valores permeiam a cultura da Stam e se transformaram num verdadeiro legado que continua inspirando gerações e que fazem da Stam uma empresa reconhecida por sua excelência em Governança Corporativa, priorizando sempre a transparência, a ética e a valorização de seus mais de 1400 colaboradores e mais de 100 representantes comerciais em todo o Brasil.

Hoje, a empresa que começou pequena é detentora de um portfólio diversificado de produtos, com mais de 4.000 itens criados com foco na segurança e satisfação do cliente.

Quem viu e viveu essa história de perto, como o diretor administrativo José Maria Campos Nogueira, que tem 47 anos de Stam e é um dos mais antigos funcionários da empresa, sente muito orgulho de fazer parte dessa trajetória de sucesso.

O fundador da Stam, Francisco Faria, jamais poderia imaginar que uma empresa criada em 1971, com todas as dificuldades existentes na época e com poucos recursos financeiros, pudesse conquistar o sucesso de conseguir completar 50 anos de existência com tantas conquistas memoráveis, principalmente se levarmos em conta a complexidade de ser empresário no país. Foi uma luta árdua entrar num mercado altamente competitivo e se tornar a maior empresa fabricante de cadeados e fechaduras do Brasil. É com muito orgulho que eu participo desta história magnifica, numa empresa que gera milhares de empregos, e é tão importante para a cidade de Nova Friburgo e para o Brasil”.

Pioneirismo e Inovação industrial

Não se pode falar em vanguarda sem pensar em políticas de sustentabilidade e a Stam sempre esteve à frente, também nesse tema. A empresa mantém políticas e programas voltados para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Além disso, investiu na aquisição de tecnologias que permitem a descontaminação e reaproveitamento de toda a água da produção, gerando uma economia de até 60 milhões de litros, o que equivale a cerca de 6 mil famílias com quatro pessoas. Seu projeto de reuso de água na galvanoplastia e vibroacabamento com utilização de resinas de troca iônica foi premiado pela Firjan.

Investiu também em projetos para geração de energia limpa das unidades fabris. A composição da energia consumida pelas fábricas que foi contratada no Mercado Livre consiste em: 27% de Parque Eólicos, 30% de Parques Solares e 43% Usinas Hidroelétricas. Através dessas fontes, a Stam e sua filial, Stamp & Molde, economizaram 139 toneladas de CO2 por mês em média. Investiu em sistema fotovoltaico com capacidade de geração de 450kWp, gerando uma energia média mensal de 50.000kWh e 600.000kWh anual. Isso corresponde a mais ou menos 5% do consumo mensal da planta industrial da Stam Metalúrgica. Ele está ocupando uma área de 3.650m² (sobre o telhado da expedição, tornearia e cadeado de latão).

A responsabilidade social também faz parte da essência da empresa, e um de seus maiores cases é o Projeto Gol de Placa, onde é mantenedora desde o ano de 2006. O Gol de Placa é organização sem fins lucrativos, que utiliza o futebol como instrumento de transformação de pessoas, de formação cidadã e de inclusão social e atualmente atende a mais de 200 meninos e meninas, entre 05 e 16 anos.

Passado, presente e futuro

Com 50 anos de história, a Stam hoje é comandada por Helena Herdy Faria, que ocupa a posição de Presidente desde a morte do marido e fundador da marca, Francisco Faria. Ela divide a administração com Rogério Faria, filho do casal e atual Vice-Presidente e Diretor Industrial.

Antes disso, no entanto, a administração passou por grandes momentos, primeiro com Francisco Faria e seu sócio, Pegaitaz Irenee Rene, que ficaram à frente da empresa de 1971 até 2004, quando a família Faria adquiriu o negócio por completo, realizando diversas mudanças estruturais que fariam a Stam alcançar seu lugar de destaque no segmento.

Desde sempre, o trabalho da Stam foi construído com base na dedicação e deu tão certo que hoje a marca está presente nos lares de um Brasil continental. Entre o pequeno galpão da família Faria onde tudo começou e o presente, meio século se passou, mas na essência, a Stam carrega um valor essencial: o amor pelo que faz, seja na beleza da fabricação de cada produto, seja na sua principal função: criar qualidade e levar satisfação total a seus clientes. Com esses princípios, a empresa conquistou a confiança dos brasileiros e a liderança no segmento.

Marcio Luiz Tavares da Silva, gerente comercial da marca faz questão de destacar, ainda, a importância do time de colaboradores para 5 décadas de sucesso. “Essa história não seria possível sem a participação de nossos colaboradores, com quem temos uma relação baseada no respeito. A dedicação deles nos trouxe até aqui e temos a certeza de que é no sorriso deles que vemos toda a grandeza da nossa empresa. Para os próximos 50 anos, nossa expectativa é a de continuar liderando o mercado, gerar e manter empregos, além de seguir em nosso propósito de crescimento sustentável e de inovação no que diz respeito à fechamento e segurança de ambientes, integrados e conectados”, finaliza.

Sobre a Stam

Presente no mercado há 50 anos, a Stam possui um amplo e diversificado portfólio, alinhado com as principais tendências nacionais e internacionais e está em constante evolução para atender todas as necessidades dos seus clientes e parceiros. Fundada em 1971 pelo empresário Francisco Faria, a empresa é especializada na produção de fechaduras e cadeados e investe, de forma contínua, na melhoria dos seus processos para tornar seus produtos cada vez mais competitivos. O parque industrial da Stam Metalúrgica, considerado um dos mais modernos da América Latina, tem mais de 40.000m2 de área construída e está localizado no município de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a unidade emprega cerca de 1.300 colaboradores.