A RELAÇÃO ENTRE PISOS FRIOS E QUENTES

Há duas semanas, no artigo “Os Campeões Nacionais de Pisos e Revestimentos”, concluímos serem o piso cerâmico, porcelanato e revestimento cerâmico para parede, os três tipos de produtos mais comprados e instalados pelos consumidores quando reformando suas residências, considerando a categoria “pisos e revestimentos”, assinalada como o segundo tipo de obra mais realizada durante essa mesma reforma.

Investigamos, ainda, os tipos de canais de compra mais utilizados por esse perfil, e, no artigo seguinte, “Quem Compra Pisos Cerâmicos e Porcelanato”, o perfil desses consumidores por classe social e regiões do Brasil.

Agora, para fechar a trilogia, vamos aprofundar como os consumidores de pisos cerâmicos e porcelanato os combinam, e, ainda, investigar a combinação com outro tipo: piso laminado.

Na pesquisa, que entrevistou 901 consumidores, das classes A, B e C, nas quatro maiores regiões do Brasil, totalizando 14 Unidades Federativas em suas capitais, regiões metropolitanas e interiores, e que haviam realizado suas obras residenciais no período de junho de 2017 a maio de 2018, numa faixa etária média de 37,5 anos, 62,4% do total dos entrevistados compraram e trocaram pisos e revestimentos.

Dessa amostra, 54,6% compraram e trocaram pisos cerâmicos, e, 46,9%, porcelanato, os “campeões nacionais”, e, 13,3%, compraram e instalaram pisos laminados, o sexto, na ordem de preferência dos consumidores entrevistados.

Piso cerâmico continua com a maior parte da preferência como  piso instalado de maneira única durante a reforma, com 34,4%, porcelanato, aparece com 24,2%, e, piso laminado, com 4%.

Quando piso cerâmico foi combinado, 15,1% dos entrevistados o combinou com porcelanato; 1,7%, com piso laminado; e, 3,4%, com ambos, porcelanato e piso laminado, totalizando os 54,6%.

Quando porcelanato foi combinado, 15,1% dos entrevistados o combinou com piso cerâmico – como visto acima -; 4,2%, com piso laminado; e, 3,4%, com ambos, piso cerâmico e piso laminado – como também visto acima -, totalizando os 46,9%.

Consequentemente, apenas para fechar didaticamente o raciocínio, quando piso laminado foi combinado, 1,7% dos entrevistados o combinou com piso cerâmico; 4,2%, com porcelanato; e, 3,4%, com ambos, piso cerâmico e porcelanato, totalizando os 13,3%.

Podemos observar, então, a significativa intersecção entre piso cerâmico e porcelanato, já que 18,5% os combinaram (15,1%, piso cerâmico e porcelanato, mais 3,4%, piso cerâmico, porcelanato e piso laminado), e, de que a maior parte dos consumidores de piso laminado, quando realizando uma obra residencial, são, majoritariamente, consumidores de piso cerâmico, e, em especial, porcelanato.

A julgar pela preferência dos brasileiros pelos pisos frios – o Brasil é o terceiro maior produtor e consumidor de revestimentos cerâmicos do mundo, segundo dados da Anfacer -, ao que tudo indica, quando se trata de reformas residenciais, piso cerâmico e porcelanato combinam-se harmoniosamente, e, piso laminado, de maneira casada, complementa-os.

Ao final, quem ganha com essa diversidade é o consumidor, que pode compor os ambientes de acordo com seu gosto, e os diversos players que a ele oferecem essas possibilidades de combinações de maneira cada vez mais inteligente e integrada.

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