CAMINHÕES QUE NUNCA PARAM

No próximo dia 11 de setembro, a área de Eventos do Grupo Revenda realizará o 13º Prêmio Melhor Atacadista Distribuidor, com visitação técnica durante o dia, e jantar de premiação e confraternização no Secovi-SP, quando o DataMkt Construção apresentará o resultado inédito da pesquisa Relacionamento dos Lojistas com Atacadistas e Distribuidores, que entrevistou 480 lojistas de pequeno porte em quatro regiões do Brasil.

É fato que para um segmento tão pulverizado como o nosso – segundo estimativas do próprio DataMkt, 63,5% do faturamento do varejo do setor advém das lojas de bairro de pequeno porte –, o papel dos atacadistas e distribuidores democratiza o acesso aos materiais de construção, cobrindo os 5.570 municípios brasileiros.

Sim, para todos os municípios brasileiros, pois, é certo que não há um só vilarejo, por menor que seja, que não tenha, ao menos, uma pequena loja de materiais de construção.

Vamos, então, a alguns dados dessa nova pesquisa.

A maioria dos lojistas é atendida por seis ou mais atacadistas/distribuidores, com destaque para a região Sudeste, com 64,2%, um pouco acima da região Sul, com 63,3%, enquanto, por outro lado, no Nordeste, esse número cai para 55,8%, e, no Centro-Oeste, para 54,2%.


Somente por esses dados é possível inferir que a lógica de atendimento e distribuição do atacado, de certa maneira, reproduz a lógica de atendimento e distribuição dos fabricantes, porém, expandindo-a, mas também, atendendo clientes e/ou regiões geográficas de maior potencial de faturamento.

Por outro lado, isso também pode significar uma oportunidade para atacadistas e distribuidores com atuação regionalizada ou que criem células regionais, considerando que, independentemente do potencial de faturamento, se nas lojas do Sudeste e Sul há uma maior incidência de fornecedores atacadistas, por que não poderia haver também, essa incidência, nas regiões Nordeste e Centro-Oeste?

De fato, se avaliarmos os lojistas de bairro que responderam ser atendidos por apenas dois ou três atacadistas distribuidores vemos uma inversão de ordem, com 16,7%, na região Centro Oeste; 15,8%, no Nordeste; 10,8%, no Sudeste; e, por fim, 8,3%, no Sul.

Paradoxalmente, são justamente os lojistas da região Centro-Oeste aqueles que declararam ter a maior dependência dos atacadistas distribuidores, pois, 20,8% alegaram que mais de 60% de seus estoques foram comprados desses fornecedores, quando comparado com a região Sudeste, com 18,3%; Sul, com 15,8%; e, Nordeste, com 15%.

Já, a maior faixa de participação de produtos no estoque comprado dos atacadistas distribuidores encontra-se entre 21% a 40%, sendo 30,8%, dos lojistas da região Sudeste; 31,7%, do Sul; também 31,7% do Nordeste, e, 18,3%, do Centro-Oeste.

No entanto, é digno de nota o fato de que, em média, 16,4% de todos os lojistas entrevistados não sabem dizer o quanto do seu estoque foi comprado dos atacadistas e o quanto foi comprado das indústrias.

Questão de gestão?

O sistema de inteligência de mercado DataMkt Construção é cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas, Votorantim Cimentos e Deca, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo também, para sua profissionalização e desenvolvimento.