ESPECIALISTAS SÃO MAIS CONFIÁVEIS DO QUE OS GENERALISTAS

Dos principais executores contratados para uma obra residencial, somente os pedreiros apresentaram crescimento no nível de contratação, no comparativo ano de 2016 com ano de 2015, passando de 66,4% do total da amostra que contratou mão de obra para realizar uma grande reforma residencial, em 2015, para 71%, em 2016.

Especialistas, como pintores, eletricistas, encanadores/bombeiros e azulejistas, experimentaram decréscimo nos níveis de contratação, demonstrando claramente a ascendência dos profissionais generalistas.

Ou seja, a queda de 857 mil pessoas ocupadas na atividade Construção em 2016, segundo a PNAD Contínua, provavelmente atingiu em maior grau a mão de obra mais especializada. Esta queda, infelizmente, continua em curso, pois, segundo o relatório mais recente do IBGE, no primeiro bimestre de 2017 houve uma redução de 134 mil pessoas ocupadas na atividade.

Mas, acreditem, mesmo assim, essa não é uma notícia tão ruim, pois no mesmo período de 2016 a queda havia sido de 241 mil pessoas ocupadas na atividade, ou seja, 107 mil desempregados a mais.

Esta ruim, mas parou de piorar.

Ainda, segundo o Painel Comportamental do Consumo de Materiais de Construção 2014/2015/2016, dos consumidores que contrataram pedreiros para a obra residencial, 56,8% disseram que eles indicaram marcas de materiais básicos, e 46,5% que eles indicaram marcas de materiais de acabamento para a obra.

É muito? Em termos absolutos, sim, pois são os profissionais mais contratados, mas em termos relativos, não!

Desta mesma amostra de 767 entrevistados que fizeram uma grande reforma residencial, 40,7% contrataram pintores, sendo que 80% nos disseram que eles indicaram marcas de tintas para a obra.

Já os eletricistas foram contratados por 22,8% do total da amostra, sendo que 76,6% nos disseram que eles indicaram marcas de materiais elétricos para a obra, apenas para ficarmos nos principais executores especialistas contratados.

Quanto aos canais de compras indicados por esses mesmos executores, considerando somente a amostra que os contratou, 37,8% nos disseram que os pedreiros indicaram as Lojas de Bairro para compra dos produtos; 43,4% nos disseram que os pintores indicaram as Lojas de Tintas; e 42,5% nos disseram que os eletricistas indicaram as Lojas de Materiais Elétricos. Os Home Centers/Lojas Grandes apareceram como segundo tipo de canal mais indicado pelos três executores.

Como vemos, não só os pedreiros, mas também os especialistas possuem um significativo grau de influência maior para a escolha da marca do produto do que para escolha dos locais onde esses produtos serão comprados, logo, é de se considerar a premência das indústrias implantarem políticas de relacionamento consistentes com esses executores: fornecedores de matérias básicos e acabamento com os pedreiros, de tintas com os pintores, de materiais elétricos com os eletricistas.

No entanto, não é irrelevante o potencial de crescimento da recomendação dos canais e, talvez, essa política de relacionamento possa trazer resultados mais efetivos se estruturadas em conjunto com os principais formatos, mesmo que num menor nível, já recomendados por estes profissionais.

O sistema de compartilhamento de inteligência de mercado é cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas e Votorantim Cimentos, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo para sua profissionalização e desenvolvimento.