MEDALHA DE BRONZE PARA OS ELETRICISTAS

Se concedêssemos medalhas para os profissionais mais contratados para a realização de obras residenciais, como já relatamos em diversos artigos, os pedreiros seriam os medalhistas de ouro, inclusive, com quebras sucessivas de recordes.

Nos resultados do Painel de 2015, os pedreiros foram contratados por 66,4% dos consumidores que realizaram obras residenciais no período de setembro de 2014 a agosto de 2015; já, nos resultados do Painel de 2016, foram contratados por 71% dos consumidores que realizaram obras residenciais no período de setembro de 2015 a agosto de 2016; e, por fim, nos resultados do Painel de 2017, foram contratados por 73,1% dos consumidores que realizaram obras residenciais no período de setembro de 2016 a agosto de 2017, demonstrando, ano após ano, a tendência de contratação de profissionais generalistas para realização dessas obras e reformas, substituindo, assim, muitos dos especialistas.

Ao todo, nos últimos três anos, foram entrevistados 2.465 consumidores, sendo que, na média, 70,2% contrataram os pedreiros.

Essa tendência pode ser ratificada, também, pela maior incidência de quedas percentuais na contratação dos executores medalhistas de prata, os pintores: 54,8%, em 2015; 40,7%, em 2016, e, praticamente estabilizando, 40,2%, em 2017, sendo que, na média dos últimos três anos, 45,2% dos entrevistados os contrataram.

Já os profissionais medalhistas de bronze, os eletricistas, melhoraram sua marca no último ano.

Nos resultados do Painel de 2015, foram contratados por 34,6% dos entrevistados; em 2016, por apenas 22,8%; e, se recuperando, em 2017, por 29,6%.

Vemos, então, que com a frágil recuperação econômica, um profissional especializado que demanda conhecimento técnico associado à segurança da família voltou a crescer, em 2017, diferentemente dos pintores, por exemplo, que ao que tudo indica, continuaram sendo substituídos pelos pedreiros.

E, com essa recuperação dos eletricistas, na média dos últimos três anos, 29% dos entrevistados os contrataram.

Mas, qual o tipo de influência esses medalhistas de bronze exerceram sobre os proprietários e proprietárias das obras, para a escolha dos canais e produtos que serão comprados?

Segundo os resultados mais recentes, referentes ao Painel de 2017, 14,4% dos entrevistados que os contrataram alegaram que eles não influenciaram as compras de quaisquer tipos de produtos durante a obra, número expressivamente menor do que a falta de influência para escolha do tipo de loja onde seriam comprados os materiais elétricos, apontado por 30,4%, desses mesmos entrevistados.

Somente por esses números, percebemos uma clara tendência em relação às indicações dos executores, tanto um generalista, como os pedreiros, os pintores, eletricistas, azulejistas etc.: uma maior ascendência sobre os produtos que serão comprados do que sobre os tipos de lojas.

Bem, mas aqueles que indicaram canais de compra, quais foram os tipos de lojas mais indicadas?

Segundo 30,4% dos entrevistados, eles recomendaram alguma Loja de Material Elétrico, para a compra de determinados produtos; 19%, Lojas de Bairro; e, para 17,3%, Home Centers/Lojas Grandes.

Aí, denota um tipo de padrão comportamental: além dos eletricistas, outros especialistas, como os pintores, encanadores/bombeiros hidráulicos e azulejistas indicaram, em maior grau sobre outros tipos de lojas, seus respectivos canais especializados.

De qualquer maneira, uma das “luzes” acesas nos últimos anos dos painéis, e que merece atenção, é que, independentemente do tipo de executor contratado, todos têm uma característica em comum: indicam muito mais os produtos do que os locais onde eles serão comprados.

Sob esse aspecto, medalha de ouro para as indústrias.

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