O PAPEL DOS EMPREITEIROS PARA ESCOLHA DAS LOJAS E PRODUTOS

Nos artigos anteriores, analisamos o desenvolvimento do nível de contratação de executores para obras residenciais, considerando os anos de 2014, 2015 e 2016, e constatamos uma ascendência de um profissional de caráter mais generalista, como o pedreiro, e um decréscimo no nível de contratação dos especialistas, principalmente pintores, eletricistas, encanadores/bombeiros e azulejistas, avaliando, também, o grau de influência destes profissionais para escolha das marcas dos produtos e canais de compra.

Dando sequência aos entendimentos, analisaremos, neste artigo, o nível de contratação dos especificadores, considerando engenheiros, arquitetos e empreiteiros.

Segundo o Painel Comportamental do Consumo de Materiais de Construção, em 2015, os empreiteiros foram contratados por 17,4% dos 798 entrevistados que fizeram uma grande obra residencial. Já, em 2016, estes especificadores foram contratados por 9% dos 767 entrevistados, portanto, um decréscimo de 48,2%.

Já os arquitetos permaneceram estáveis de um ano para o outro, em 9%, e os engenheiros passaram de 7,3%, em 2015, para 6,3%, em 2016.

Considerando apenas os empreiteiros, qual seria, então, o grau de influência destes especificadores para escolha das marcas dos produtos e canais de compras?

Em 2016, segundo a amostra que os contratou, 20,2% nos disseram que eles não indicaram quaisquer canais de compra, e, 22,5% nos disseram que eles não indicaram quaisquer marcas de produtos.

Somente por estes dados, é possível concluir que inversamente aos executores, mesmo que considerando a pequena diferença percentual, os empreiteiros têm uma tendência de recomendar mais os canais de compra do que as marcas de produtos.

E quais os canais mais indicados?

Da amostra que nos disse que eles influenciaram a escolha do tipo de loja onde seriam comprados os produtos, 39,7% responderam que eles indicaram Home Centers/Lojas Grandes, seguidos pelas Lojas de Bairro, com 18%.

Novamente, aí, um dado distintivo em relação aos executores mais contratados, que preferem indicar outros canais: pedreiros recomendam mais as Lojas de Bairro; pintores as Lojas de Tintas e encanadores/bombeiros as Lojas de Materiais Hidráulicos. Os Home Centers/Lojas Grandes aparecem como segunda opção para ambos.

E quais os tipos de materiais mais indicados?

Da amostra que nos disse que eles influenciaram a escolha dos produtos que seriam comprados, 42,1% responderam que eles indicaram marcas de materiais básicos, seguidos pelos materiais de acabamento, com 32%.

Se considerarmos a premissa dos artigos anteriores de que há um potencial de crescimento no nível de indicação dos canais de compra pelos executores, que claramente tem uma maior ascendência sobre as marcas dos materiais que serão comprados, os empreiteiros podem, devido a sua maior proximidade com as lojas, ser um dos caminhos possíveis para aproximar também pedreiros, eletricistas, encanadores/bombeiros e azulejistas das lojas de materiais de construção, independentemente de seus formatos.

O sistema de compartilhamento de inteligência de mercado é cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas, Votorantim Cimentos e Deca, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo para sua profissionalização e desenvolvimento.