OS CAMPEÕES NACIONAIS DE PISOS E REVESTIMENTOS

Encerramos, em junho, o campo da pesquisa mais recente do DataMkt Construção, contendo, quase que na totalidade, entendimentos exclusivos dos cogestores, que serão entregues individualmente in company, e que, devido ao caráter estratégico das informações, serão tratados de maneira sigilosa.

No entanto, uma parte, referente aos filtros anteriores a esses entendimentos, nos dá novas informações comportamentais sobre os consumidores de materiais de construção, quando realizando grandes obras e reformas residenciais.

Nessa pesquisa, foram entrevistados 901 consumidores, das classes A, B e C, em quatro regiões do Brasil, totalizando 14 Unidades Federativas em suas capitais, regiões metropolitanas e interiores, e que haviam realizado suas obras residenciais no período de junho de 2017 a maio de 2018, numa faixa etária média de 37,5 anos.

Vamos, então, aprofundar um pouco mais esse perfil.

Desse total, 72,9% alegaram terem reformado suas residências, 28,7% ampliaram cômodos e 17,4% construíram, sendo que, 44,1% aproveitaram o momento para também decorar seus imóveis, considerando a troca de móveis, compra de tapetes, cortinas, objetos decorativos diversos etc.

Como temos visto, desde 2014, nos dados do Painel Comportamental do Consumo de Materiais de Construção, cujo novo campo começará nesse mês, para entrega em final de setembro, pintura residencial foi a intervenção mais executada, por 85% da amostra; seguida por troca de pisos e revestimentos, por 62,4%, e reforma da parte elétrica, por 59,8%, apenas para ficarmos nos três principais tipos de intervenções.

Agora, se considerarmos somente a amostra que trocou pisos e revestimentos, quais seriam os tipos mais utilizados nessas mesmas obras?

Pisos cerâmicos foram comprados e instalados por 54,6% desse perfil; seguidos por porcelanatos, por 49,9%; revestimentos cerâmicos para parede, por 38,8%; mármores e granitos, por 27,1%; pastilhas, mosaicos e seixos, por 18,1%; e, para não ficarmos somente nas “opções frias”, pisos laminados, por 13,3%.

Quando consideramos o total da amostra, independentemente de terem comprado pisos cerâmicos, porcelanatos e revestimentos cerâmicos para parede, a maior parte, 48,6%, alegaram ter feito compras nas Lojas de Bairro (pequenas, médias e multicategorias de produtos), contra 42,9%, em Home Centers e Lojas Grandes.

Interessante notarmos que, se considerarmos somente os consumidores que compraram pisos cerâmicos, porcelanatos e revestimentos cerâmicos para parede, há uma inversão nos locais de compras, já que, a maior parte, 47,2%, alegaram ter feito compras em Home Centers/Lojas Grandes, contra 44,3%, nas Lojas de Bairro.

No entanto, o maior crescimento ocorre na utilização de Lojas de Revestimentos Cerâmicos, utilizada por 40%, dos consumidores que compraram pisos cerâmicos, porcelanatos e revestimentos cerâmicos para parede, contra 24,4%, no total da amostra.

Não seria incorreto assumirmos que muitos desses consumidores podem ter chamado de Lojas de Revestimentos Cerâmicos, os Home-Centers e Lojas Grandes, com seus show rooms, ambientações e atendimento especializado, aumentando, ainda mais, a ascendência desse tipo de canal sobre esse perfil.

É importante frisarmos que os entrevistados assinalavam os canais visitados durante a obra, independentemente dos valores gastos, volume da compra ou número de itens, no entanto, o fato de comprarem pisos cerâmicos, porcelanatos e revestimentos cerâmicos para parede os coloca muito mais próximos dos grandes e especializados varejistas.

O sistema de inteligência de mercado DataMkt Construção é cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas, Votorantim Cimentos e Deca, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo também, para sua profissionalização e desenvolvimento.