PRECISAMOS FALAR DE M-COMMERCE DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Entre vários pontos abordados no artigo anterior, vimos que 29,4% dos consumidores que realizaram reformas residenciais no período de setembro de 2017 a agosto de 2018, consultaram os e-commerces de materiais de construção para a busca de informações e comparações dos produtos que seriam usados, futuramente, nessas mesmas obras.

Isso coloca o meio como o segundo mais consultado nessa fase de planejamento, perdendo, apenas, para as Lojas Físicas de Materiais de Construção, com 67,7%.

Já, no momento da obra, 17,1% dos entrevistados utilizaram a internet para efetuarem, ao menos, um tipo de compra de materiais de construção, ficando, com isso, atrás de sete formatos de lojas físicas: Lojas de Bairro, Home-Centers, Lojas de Tintas, Depósitos de Materiais Básicos, Lojas de Materiais Elétricos e Lojas de Revestimentos Cerâmicos.

Mas, de que maneira essas compras foram efetuadas? 


Considerando dados dos Painéis de 2017 e 2018, que entrevistaram, no total, 1.800 consumidores em cada onda, e que realizaram obras residenciais até um ano antes das entrevistas, em 2017, 40,2% efetivaram todas as transações utilizando um computador de mesa/laptop. Em 2018, esse número foi de 42,1%.

Já, voltando para 2017, 3,8% dos entrevistados efetivaram todas as transações utilizando tablets/smartphones. Em 2018, esse número subiu para 9,8%. E, por fim, em 2017, 55,9% dos entrevistados combinaram ambos. Em 2018, 48,1%.

Apenas para efeito comparativo, segundo o mais recente relatório WebShoppers da  Ebit | Nielsen, em 2018, de todas as transações para compras de bens de consumo, em média, 35% foram realizadas por meio de um dispositivo móvel, ante 27,3%, no ano de 2017. 

Em outras palavras, embora os e-commerces de materiais de construção ainda estejam numa fase inicial de monetização, isso não significa que não devemos, também, já falar em m-commerces de materiais de construção.

Todos os novos canais de compras são bem-vindos, ainda mais um que sempre temos à mão.

 O sistema de compartilhamento de inteligência de mercado DataMKt Construção é cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Votorantim Cimentos e Deca, empresas empenhadas em entender os novos tempos e contribuir para o crescimento e profissionalização do segmento.