QUEM COMPRA PISOS CERÂMICOS E PORCELANATO?

No artigo anterior, iniciamos a abertura de dados inéditos da nova pesquisa DataMkt Construção, que entrevistou 901 consumidores, das classes A, B e C, nas quatro maiores regiões do Brasil, totalizando 14 Unidades Federativas em suas capitais, regiões metropolitanas e interiores, e que haviam realizado suas obras residenciais no período de junho de 2017 a maio de 2018, numa faixa etária de 37,5 anos.

Neste artigo, constatamos a predominância dos pisos cerâmicos e porcelanato, quando analisados os tipos de revestimentos e pisos mais comprados para obras residenciais, investigando, também, o perfil dos canais de compras mais utilizados por esses consumidores.

No entanto, se considerarmos, ainda, essa amostra – compradores de pisos cerâmicos e porcelanato – como ficariam esses perfis comparados, considerando regiões e classe social?

Se, no resultado Brasil, 54,6% dos entrevistados que trocaram pisos e revestimentos, compraram e instalaram pisos cerâmicos em suas residências, esse percentual, em se tratando da região Nordeste, sobe para 76,4%, proporcionalmente a maior região consumidora desse tipo de piso. Por outro lado, a região Sudeste, aparece como a região que proporcionalmente menos o consumiu nesse período, com 45,2%.

O Sul foi a segunda região, em termos de consumo de pisos cerâmicos, com 65,2%, enquanto a região Centro-Oeste, a terceira, com 59,5%.

Já, no resultado Brasil, 46,9% dos entrevistados que trocaram pisos e revestimentos, compraram e instalaram porcelanato em suas residências, esse percentual, em se tratando da região Sudeste, sobe para 51,7%, proporcionalmente a maior região consumidora desse tipo de piso. Inversamente, a região nordeste aparece como a que proporcionalmente menos o consumiu nesse período, com 27,9%.

O Sul, novamente, foi a segunda região, em termos de consumo de porcelanato, com 47,4%, enquanto a região Centro-Oeste, também novamente, a terceira, com 41,9%.

Vemos, então, uma preferência de compra dos consumidores da região Sudeste por porcelanato, uma preferência acentuada dos consumidores nordestinos pelos pisos cerâmicos, e, de maneira menos acentuada, no Centro-Oeste, e de um maior equilíbrio entre ambos, pisos cerâmicos e porcelanato, em níveis altos, pelos consumidores do Sul.

Já, considerando somente as classes sociais, no resultado Brasil, como vimos acima, 54,6% compraram e instalaram pisos cerâmicos, sendo 58,8% da classe A, 44,4%, da classe B, e, 60,4%, da classe C.

Quando se trata de porcelanato, no resultado Brasil, como também vimos acima, 46,9% os compraram e instalaram, sendo 66% da classe A, 57,3%, da classe B, e, 39,1%, da classe C.

Vemos, então, que a classe A se sobressai em ambos, diferentemente da classe B, que opta mais pelo porcelanato, em oposição à classe C, com maior consumo de pisos cerâmicos.

O sistema de inteligência de mercado DataMkt Construção é cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas, Votorantim Cimentos e Deca, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo também, para sua profissionalização e desenvolvimento.