SIGAM OS ARQUITETOS

O termo influenciadores digitais designa determinadas personalidades que desenvolvem, nas mídias sociais, conteúdos, no sentido mais elástico possível dessa palavra, que repercutem, engajam e geram ações diversas dos seus seguidores.

No segmento de material de construção, não poderia ser diferente, com influenciadores como Paloma Cipriano, na área de construção e reforma; Paulo Biacchi, com assuntos relativos, principalmente, à reforma, melhorias do ambiente doméstico e design, Karla Amadori, com dicas de decoração, entre outros.

No entanto, no dia a dia de uma obra, encontramos profissionais anônimos, que recomendam a compra de produtos nos e-commerces para seus clientes, influenciando de maneira relevante o desenvolvimento do meio.

E, entre esses profissionais, segundo o Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção, os arquitetos merecem todas as curtidas do mundo.

Na última onda do Painel, que entrevistou 900 consumidores que haviam realizado grandes obras e reformas residenciais, no período de setembro de 2016 a agosto de 2017, 7,4% da amostra alegou ter contratado empreiteiros, 6,7%, arquitetos, e 5,9%, engenheiros, limitando-nos, nessa análise, aos especificadores.

Da amostra que contratou empreiteiros, apenas 5,1% disseram que eles indicaram a compra de algum produto durante a obra num comércio eletrônico, sendo que o canal mais indicado para a compra de materiais por esses profissionais foram as Lojas de Bairro, com 31%.

Já os engenheiros, da amostra que os contratou, 11,8% disseram que eles indicaram a compra de algum produto durante a obra num comércio eletrônico, sendo que o canal mais indicado para a compra de materiais por esses profissionais foram os Home Centers/Lojas Grandes, com 31,9%.

E, enfim, os arquitetos!

Da amostra que os contratou, 18% disseram que eles indicaram a compra de algum produto durante a obra num comércio eletrônico, sendo que o canal mais indicado para a compra de materiais por esses profissionais foram, também, os Home Centers/Lojas Grandes, com 35,8%.

Apenas por esses dados, é possível concluir que independentemente da importância das celebridades que influenciam no ambiente digital as compras dos materiais para construção, reforma, melhorias domésticas, pequenos reparos e decoração, são os arquitetos, proporcionalmente ao nível de contratação, e, presencialmente, os profissionais que mais influenciam os consumidores de materiais de construção a se tornarem e-consumidores de materiais de construção.

Para empresas do segmento que querem fortalecer as vendas em seus comércios eletrônicos, sigam os arquitetos.

O sistema de inteligência de mercado DataMkt Construção é cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas, Votorantim Cimentos e Deca, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo também, para sua profissionalização e desenvolvimento.