ABRAMAT – A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção divulgou a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor. O estudo destaca o otimismo das associadas em relação às vendas em novembro e dezembro, indicando também reduções na pretensão de investimentos no médio prazo e na utilização de capacidade instalada do setor, mas em patamares superiores aos experimentados antes da crise trazida pelo COVID-19.
O termômetro da ABRAMAT demonstra que para 42% das empresas associadas, o desempenho de vendas ao mercado interno no mês de novembro foi considerado “muito bom”. Para 37%, o período foi “bom”, enquanto os demais 21% consideraram novembro um mês “regular”. Nenhuma associada considerou o mês “ruim” ou “muito ruim”.
A pesquisa também indica expectativa positiva do setor em relação às vendas ao mercado interno no fechamento de dezembro. 26% das empresas consultadas consideram que o final de ano será ‘muito bom’, ao passo que 48% preveem desempenho ‘bom’. Para 21% das associadas da ABRAMAT, o último mês do ano será ‘regular’, enquanto 5% projetam resultado ‘ruim’ no mesmo período.
O termômetro da ABRAMAT também mostra que 74% das empresas associadas estão indiferentes quanto às ações do Governo para o desenvolvimento do setor no médio prazo (12 meses), enquanto 16% estão otimistas e 10% pessimistas. A pesquisa indicou também redução de 8% no nível de utilização da capacidade instalada do setor, chegando a 80% em dezembro.
Quanto a intenção de investimentos no médio prazo, 79% dos empresários do setor indicaram que pretendem investir nos próximos 12 meses. A predominância dos investimentos pretendidos lida com a modernização dos meios de produção.
“O reaquecimento econômico observado no país foi consolidado gradualmente ao longo do segundo semestre e os efeitos positivos em nosso setor vem sendo demonstrados pelas pesquisas da ABRAMAT. Estamos otimistas para 2021, sem deixar de se preocupar com efeitos de possíveis externalidades”, pondera Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.
Sobre a ABRAMAT
Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com aproximadamente 350 unidades fabris de 40 empresas associadas situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.