ABILUX RENOVA O CONVÊNIO COM APEX-BRASIL

ABILUX – A Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (ABILUX) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinaram a renovação do convênio para a manutenção do projeto de exportação Lux Brasil para o período 2022-2024.

Em atividade deste 2010, o programa tem como objetivo inserir a indústria de iluminação brasileira no cenário internacional e possibilitar que empresas participem de rodadas internacionais de negócios presenciais e virtuais, além de marcar presença em feiras e eventos internacionais na Alemanha, Itália, EUA e em países da América Latina como Peru, Uruguai, República Dominicana, Costa Rica, México, Chile, Bolívia, dentre outros. Entre agosto de 2020 e abril de 2022 o Lux Brasil promoveu 617 encontros de negócios em que participaram 137 indústrias brasileiras e 86 compradores de 15 países.

O presidente da ABILUX, Roberto Saheli, lembra que nesses 12 anos, a parceria entre a Entidade e a Apex-Brasil possibilitou a inserção de produtos de empresas brasileiras do setor no cenário internacional. “Muitas das nossas indústrias de iluminação estão maduras para o processo exportador e não podemos perder a janela de oportunidades que se abre para o Brasil neste momento. Nos últimos anos passamos por algumas ondas. A atual é a das exportações. E os nossos esforços estão agora direcionados para a implementação de estratégias que contribuam para a ampliação do número de associadas capacitadas a conquistar mercados tão promissores como o norte-americano.  As nossas estimativas são de que o setor feche 2022 com exportações da ordem de USD 30 milhões”, conclui o presidente da ABILUX.

Para esta nova etapa do convênio, as indústrias que integram o programa terão a oportunidade de participar de projetos de desenvolvimento de produtos com foco em inovação e design, que irão além da “beleza” e do “desenho” inovador das peças. Aplicabilidade e uso de materiais diversos bem como funcionalidades que agregam valor aos produtos serão amplamente trabalhados com o objetivo de tornar as luminárias mais competitivas internacionalmente.

Outros benefícios oferecidos às empresas são o acesso a informações qualificadas sobre os mercados-alvo e o apoio técnico e financeiro na obtenção de certificações necessárias nos mercados internacionais mais maduros e exigentes como os da América do Norte e Europa. As certificações se tornam um diferencial competitivo nos países que não possuem nenhuma certificação específica facilitando a abertura, ampliação e/ou consolidação de vários outros mercados internacionais.